dwdeddeedede

785 palavras 4 páginas
14/11/13

Matematica Essencial: Fundamental: Funcao quadratica

Alegria Financeira Fundamental Médio Geometria Trigonometria Superior Cálculos

Ensino Fundamental: Função quadrática (Parábola)
A função quadrática (parábola)
Aplicações das parábolas

O sinal do coeficiente a
Sinal de Delta e a concavidade

A função quadrática (Parábola)

A função quadrática f:R->R é definida por f(x)=ax²+bx+c onde a, b e c são constantes reais, sendo que Dom(f)=R, Im(f)=R. Esta função também é denominada função trinômia do segundo grau, uma vez que a expressão a x² + b x + c = 0 representa uma equação trinômia do segundo grau ou simplesmente uma equação do segundo grau. O gráfico cartesiano desta função polinomial do segundo grau é uma curva plana denominada parábola.
Aplicações práticas das parábolas

Dentre as dezenas de aplicações da parábola a situações da vida, as mais importantes são:
Faróis de carros: Se colocarmos uma lâmpada no foco de um espelho com a superfície parabólica e esta lâmpada emitir um conjunto de raios luminosos que venham a refletir sobre o espelho parabólico do farol, os raios refletidos sairão todos paralelamente ao eixo que contem o "foco" e o vértice da superfície parabólica. Esta é uma propriedade geométrica importante ligada à Ótica, que permite valorizar bastante o conceito de parábola no âmbito do Ensino Fundamental.

pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/eq2g/quadratica.htm

1/5

14/11/13

Matematica Essencial: Fundamental: Funcao quadratica

Antenas parabólicas: Se um satélite artificial colocado em uma órbita geoestacionária emite um conjunto de ondas eletromagnéticas, estas poderão ser captadas pela sua antena parabólica , uma vez que o feixe de raios atingirá a sua antena que tem formato parabólico e ocorrerá a reflexão desses raios exatamente para um único lugar, denominado o foco da parábola, onde estará um aparelho de receptor que converterá as ondas eletromagnéticas em um sinal que a sua

Relacionados