dvfvfvf bfg

600 palavras 3 páginas
O que é o nivel de vida e a justiça social
O nível de vida traduz o quanto uma pessoa atende a padrões socioeconómicos e culturais, internacionalmente aceites, ou seja é a habilidade que um indivíduo possui, com o seu rendimento, um determinado conjunto de bens e de serviços.
A justiça social é um princípio fundamental de coexistência pacífica e próspera entre as nações, para isso tem que se melhorar o nível de vida de todas as pessoas e não só de algumas.

Justiça

O termo justiça diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o princípio básico de um acordo que pretende manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal ou na sua aplicação a casos específicos.
Num sentido mais amplo pode ser considerado como um termo abstracto que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais e em ordem à equidade. Sua ordem máxima, representada em Roma por uma estátua, com olhos vendados, visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos".

justiça desequilibrada
Portugal é, de acordo com as estatísticas, um país que apresenta graves desequilíbrios sociais desde há anos. E a actual situação financeira tem piorado o cenário.

Se a justiça social passa pela existência de condições de acesso dos cidadãos à saúde, à educação, à segurança social e à justiça, e se cabe ao Estado providenciar esse acesso, é necessário que haja um suporte financeiro. Esse suporte é providenciado pelos cidadãos. Mas Portugal está a perder população seja através da emigração seja através da parca natalidade, o que põe em causa esse financiamento.
Para haver justiça social, tem de haver um equilíbrio na sociedade entre direitos e deveres. a educação

Relacionados