dvceve

660 palavras 3 páginas
Desde a antiguidade, as pessoas e civilizações têm pensamentos diversos e distintos, ocorrendo conflitos sociais, políticos, econômicos, ambientais e tecnológicos. Conflito é qualquer relação entre grupos ou indivíduos que se possa definir através de oposição ou choque de idéias, ou seja, é o combate pela posse de algo que não existe em quantidade suficiente para a satisfação de todos.
Conforme o site Conceito.de (2011, s/p): “Diz-se que a revolução e a guerra são conflitos totais, onde se procura a mudança através da força e recorrendo à violência.”
Um marco importante para a história foi a Segunda Guerra Mundial, um grande conflito que teve diversas causas, entre elas: a crise econômica e o surgimento de governos totalitários na Europa, o desrespeito ao Tratado de Versalhes, e os desejos expansionistas. A Itália e a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções para a crise foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos. Na Itália estava crescendo o partido fascista, liderado por Benito Mussolini; e na Alemanha originou o nazismo, por Hitler, que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes. O tratado, assinado em 1919 e que encerrou oficialmente a Primeira Grande Guerra, determinava que a Alemanha assumisse a responsabilidade por ter causado a Primeira Guerra e obrigava o país a pagar uma dívida aos países prejudicados, além de outras exigências como o impedimento de formar um exército reforçado e o reconhecimento da independência da Áustria. Além disso, o Japão também possuía desejos de expandir seus domínios.
O início da guerra ocorreu quando o exército alemão invadiu a Polônia, em 1939. Assim, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Formaram-se dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
A Segunda

Relacionados