duvida

Páginas: 5 (1020 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Dúvida metódica

René Descartes (1596-1650)

Trata-se de um exercício da dúvida de maneira:

Metódica: aplicando-se passo a passo, de maneira ordenada e lógica. Também chamada de dúvida hiperbólica.

Radical: a dúvida atinge tudo e chega a um ponto extremo em que não é possível ter certeza de nada.



A primeira determinação de Descartes na construção da dúvidametódica foi analisar as ideias ou crenças básicas que fundamentavam suas opiniões.Usando o critério da evidência – uma ideia é evidente quando se apresenta com tamanho grau de clareza e distinção ao intelecto. Descartes argumenta que o conhecimento que se origina das percepções sensoriais não é confiável pois muitas vezes nos enganam. É o argumento do erro dos sentidos. Não seria possível fundar umaciência universal, baseada nas percepções sensoriais.

Descartes dá-se conta de que poderia estar sonhando. Com o argumento do sonho o filósofo volta à estaca zero em sua busca da certeza,
partindo para outra fonte – o conhecimento matemático, este depende apenas da razão. Porem, por mais certeza que você tenha sobre algo, se existe um ser que criou tudo e é onipotente (Deus), esse ser tempoderes para ter criado você de tal maneira que se engane sempre – argumento do Deus enganador.

O argumento do gênio maligno, trata de um ser que não teria perfeição e bondade de Deus, como defendem crentes e teólogos, mas que seria muito poderoso e cheio de estratégias com artifícios psicológicos – figura simbólica de qualquer outra coisa, pessoa ou ideia que seja capaz de nos levar ao erro.Descartes percebeu que um ser enganador o enganava, tinha que ser algo enquanto era enganado...enquanto duvido que penso estou pensando – “penso, logo existo”. Essa foi a primeira certeza de Descartes: a de existir como “coisa que pensa” enquanto pensa.

É importante aprender a suspender o juízo e a pesquisar mais profundamente um assunto antes de emitir uma opinião sobre ele. A investigação deveser conduzida de maneira metódica e ordenada, em que tudo o que se diz deve ser bem fundamentado. Na filosofia como na vida em geral não podemos ser precipitados nem preconceituosos, principalmente quando se trata de aprender.

"É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer".
Aristóteles








Dúvida

Através da filosofia acabamos percorrendo a questão dafelicidade e percebemos que uma vida feliz é o que a gente constrói a cada dia, e a filosofia está muito presente nisso.
Agora o que nos chama a atenção é sobre uma atitude importante: a dúvida. Ela sintetiza os dois primeiros passos da experiência filosófica – o estranhamento seguido do questionamento.

Situação Filosófica

Um dia em Atenas a população fazia seus afazeres tranquilamente e alipassa um homem rapidamente e logo se ouvem gritos – Pega ladrão, pega ladrão. E Sócrates por sua vez pergunta: O que é um ladrão??

Analisando a situação

Se analisar o episódio ocorrido, onde e quando e aí entra varias perguntas, para entender um pouco da situação filosófica e também para entender a atitude de Sócrates, a maneira como ele se comporta diante da situação. E com todo esseacontecimento acabaram dando à origem a dúvida e daí então ele entra em reflexão.





Duvidar


O PENSAMENTO EM BUSCA DE NOVOS HORIZONTES

Importância de perguntar

Muitas vezes em nossa vida deixamos de expressar nossas dúvidas e de fazer perguntas aos outros, na maioria das vezes por vergonha, timidez entre outras, um exemplo bastante comum é em uma sala de aula, por exemplo, quando umaprofessora pergunta aos alunos se eles tem alguma duvida, e na maioria das vezes dizem que não. Mas por timidez eles tem medo de expressar suas duvidas e sabendo que na verdade sempre existe alguma duvida do conteúdo explicado e assim é em nossa vida acabamos escondendo nossos sentimentos.
Várias pessoas acreditam que ter duvidas é expor alguma debilidade ou é falta de conhecimento, ou também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • duvidas
  • Duvidas
  • duvida
  • duvidas
  • Duvidas
  • Duvidas!!
  • Duvidas
  • DUVIDAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!