DUVERSOS

2039 palavras 9 páginas
Economia Brasileira
A economia é um quanto complexo, tendo em vista que nossa economia passava pelas mais variadas transformações como por exemplo, a redução de impostos incidentes sobre produtos importados, a eliminação das barreiras existentes nas mais diversas leis, regulamentos, normas e etc que impediam a livre movimentação das mercadorias e capitais estrangeiros, ao novo padrão tecnológico e organizacional predominante nos países capitalistas avançados, a deterioração das finanças públicas o agravamento das contas externas e dentre outros.
Tais transformações foram fundamentais, pois nos guiaram a uma nova proposta de desenvolvimento econômico, alicerçado na abertura econômica e na politica de estabilização, direcionando a economia brasileira há um novo rumo, onde as palavras globalização e neoliberalismo tornaram-se fundamentais no processo dessa nova fase do período.
Os desafios e as respostas do setor produtivo têm sido segmentados e diferenciados o que, aliás, é um desdobramento da própria concepção da ação do Estado no setor produtivo, ou seja, uma ação focalizada e não mais universalista, como no passado. Assim sendo, somente com a realização de estudos na mesma concepção teórico-metodológica para dar conta da nova complexidade que surge da maior integração produtiva, comercial e financeira da economia brasileira com o capitalismo mundial. A competitividade tornou-se linha mestra a ser perseguida por planos e ações estratégicas das empresas para sua sobrevivência e ampliação da participação no mercado. A indústria têxtil, pela sua importância histórica e social (intensiva em mão-de-obra em alguns de seus elos), é exemplar do que ocorreu no setor produtivo brasileiro, quando do término de um processo de industrialização pautado na proteção de mercado, incentivo governamental e forte regulamentação institucional. O objetivo geral do trabalho foi analisar a indústria têxtil brasileira sob o ponto de vista dos desafios enfrentados pelo segmento, bem

Relacionados

  • Verdade e seus diversos conceitos
    1304 palavras | 6 páginas
  • Marketing Direto
    2099 palavras | 9 páginas
  • Planejamento de Midia Incorporadora
    6036 palavras | 25 páginas