Durkhuein- Resumo

1237 palavras 5 páginas
Durkhuein- Resumo
MORAL E VIDA SOCIAL
A moral consiste em “um sistema de normas de conduta que prescrevem como o sujeito deve conduzir-se em determinadas circunstâncias”. envolvem uma noção de dever, constituem uma obrigação, possuem um respeito especial, são sentidas como desejáveis e, para cumpri-ias, os membros da sociedade são estimulados a superar sua natureza individual. As normas morais têm uma finalidade desejável e desejada para aqueles a quem se destinam Elas não são uma mera ordem. A noção de bem penetra na noção de dever.
Existe uma moral comum entre os indivíduos da sociedade, negá-la é negar a sociedade. Ser livre não é fazer o que quer, mas agir com a razão.
O valor moral dos atos deve-se a que visam um propósito superior aos indivíduos, sua fonte é mais elevada e seu fim é a sociedade.
Em toda a sua obra, Durkheim procura comprovar os princípios que fundamentam sua concepção de sociedade. Esta, se nada mais fosse do que uma soma dos indivíduos que a constituem, não poderia ter valor moral superior à soma do valor moral de cada um de seus elementos. “A sociedade é a melhor parte de nós”, acredita Durkheim, “na verdade, o homem não é humano senão porque vive em sociedade” e sair dela é deixar de sê-lo. E é a sociedade que ensina aos homens a virtude do sacrifício, da privação, e a subordinação de seus fins individuais a outros mais elevados.
É nesse ponto que se coloca um dos elementos mais relevantes da Sociologia durkheimiana: o lugar do indivíduo na sociedade moderna, sua relação com o Estado, a proteção de seus interesses e a criação de seus direitos.
e. É a humanidade que é respeitável e sagrada e, quando o homem a cultua, ele tem que sair de si e estender-se aos outros. Essa moral não deve, então, ser confundida com a concepção vulgar, condenada por Durkheim, igualada ao egoísmo utilitário e ao utilitarismo estreito que fazem a “apoteose do bem-estar e do interesse individuais e desse culto egoísta do ego”.
Sendo os Estados,

Relacionados