Durkhein

Páginas: 7 (1545 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Émile Durkheim
Fato social = fonte: http://www.primeiroconceito.com.br/site/?p=2157
  A sociedade possui por atribuição conjuntos de normas e regras que segundo Durkheim influência o comportamento e as atitudes dos indivíduos e que são construídos fora da mente das pessoas. Dessa forma para o sociólogo francês, na vida em sociedade o homem defronta com regras e condutas sociais que não foramdiretamente criadas por eles, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguido e aceito por todos. Para Durkheim o meio social é feito e desenvolvido por normas sociais chamados Fatos Sociais, que sem essas regras e valores a sociedade não existiria.
Para Durkheim as leis são um bom exemplo de fatos sociais. Pois em toda e qualquer sociedade existem leis que visam organizara vida no meio social. Dessa forma o individuo isolado não cria regras nem pode individualmente modificá-las. As leis vistas como Fatos Sócias são transmitidas para as gerações seguintes, na forma de Normas Culturais, Códigos, decretos Constituições etc. Os indivíduos quando fazendo parte de uma sociedade deve aceitar suas regras, sob a pena de sofrer o castigo por violá-las.O
Sociólogofrancês defende que estes têm três características:
Coercitividade - caracteristica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os individuos integram. Estes padrões culturais são de tal maneira fortes que obrigam os individuos a cumpri-los. 
Exterioridade - esta caracteristica transmite o facto de esses padrões de cultura serem exteriores aos individuos, ou seja ao facto de virem doexterior e de serem independentes das suas consciências. 
Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade,

Método sociológico = http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_artigo_4992/artigo_sobre_as_regras_do_metodo_sociologico
Em As Regras do MétodoSociológico, Émile Durkheim propõe os métodos sociológicos e suas regras mais importantes para o estudo dos fenômenos sociais. Também estabeleceu os objetivos e objetos da sociologia. Para Durkheim, os fatos sociais precisam ser lidados como coisas, o que gerou polêmica em seu tempo. Existe, portanto, uma ruptura entre a psicologia e a sociologia assim como há entre a biologia e as ciênciasfísico-químicas. O ser coletivo tem uma natureza sui generis e a consciência coletiva é distinta da consciência individual.Para Durkheim, o sujeito, isoladamente, não deve ser tomado como ideal para a análise da Sociologia. O que interessa ao viés de Durkheim é o foco no indivíduo em um contexto de realidade de convívio social de forma objetiva que, para caracterizar o ser grupal e em coletividade.
Desse modo,a formação do indivíduo pelos padrões predeterminados e exteriores a si englobam aspectos psicológicos e morais, bem como práticas habituais e comportamentais que está aí, na totalidade cultural do indivíduo.

Consciência coletiva http://www.infoescola.com/sociologia/consciencia-coletiva/
A consciência coletiva, segundo Émile Durkheim (sociólogo francês, 1858-1917), é a força coletivaexercida sobre um indivíduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido.
Segundo Durkheim, existem duas consciências distintas em cada indivíduo: uma é aquela que se confunde com o todo da sociedade e ajuda a formá-la, a outra é a que cada pessoa tem de particular e que a faz um indivíduo diferente dos demais, apesar de fazer parte do todo. Nessaconcepção, fica claro que em uma sociedade o todo não é apenas o resultado da soma de cada uma de suas partes, mas algo distinto delas.
O indivíduo se submete à sociedade e é nessa submissão que ele encontra abrigo. A sociedade que o força a seguir determinados padrões, é a mesma que o protege e o faz sentir-se como parte de um todo estruturado e coeso. Essa dependência da sociedade traz consigo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • durkhein
  • Durkhein
  • Durkhein
  • Durkhein
  • Durkhein
  • durkhein
  • Durkhein
  • Durkhein

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!