Durkhein Come A A Sua Obra Falando Que Ir Abordar Os Fatos Sociais De Uma Forma Cient Fica

952 palavras 4 páginas
Prefácio:
Durkhein começa a sua obra falando que irá abordar os fatos sociais de uma forma científica, em que algumas de suas proposições,talvez surpreenda o leitor. Ele comenta que a ciência das sociedades não se enquadra só em algo superficial ou tradicional,mas que nos mostra as coisas de modo diferente,pois ciência é descobrir, vai muito mais além do senso comum, aliás,o autor diz que para se discutir sociologia, é bom manter afastado o senso comum.

Emile Durkhein relata o que a obra As Regras Do Método Sociológico causou no meio social. Ele argumenta que as ideias expostas no decorrer do tempo sofrerão alterações,afinal a media em que a ciência avança, haverá um desenvolvimento profundo e amplo da realidade social. O autor diz que o publico achou escandaloso quando ele compara os fatos sociais como coisas e quando ele assemelha as realidades do mundo exterior as do mundo social. Para ele os fatos sociais são como coisas materiais de maneira diferente,são objetos do conhecimento que vai além de uma análise mental ou espiritual. Observar diante deles uma certa atitude mental, é tratar os fatos como coisas. Ele compara e relaciona ciência, os fatos da psicologia e os fatos da sociedade, ocorridos estes que vai além do conhecimento, as descobertas vai do desconhecido também. Os sociólogos eles tentam atingir a essência mesma dos fenômenos mais complexos, pois é preciso que eles observem não so o interior dos fatos, mas também os sinais exteriores.
O autor ilustra que os fenômenos sociais são decorridos através dos indivíduos, e que os fatos da vida coletiva não se misturam com os fatos da vida individual. Os indivíduos são os elementos que compõem a sociedade, mas para compreender a sociedade,não se deve buscar o que o senso comum julga, que é a consciência individual. Isso porque as representações coletivas, ao decorrerem da combinação das representações individuais, são exteriores aos indivíduos, possuindo um substrato e leis próprios, ou seja, a

Relacionados