Durkheim, Marx e Weber

Páginas: 11 (2581 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2015
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS EM ÉMILE DURKHEIM, KARL MARX E MAX WEBER

1. NOÇÃO DE FATO SOCIAL EM DURKHEIM À LUZ DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL E DE O SUICÍDIO

Ao final do século XIX Durkheim se preocupou em estabelecer um método sociológico e definiu o fato social como seu objeto de estudo. O fato social consiste em costumes e maneiras de agir, pensar e sentir exteriores aoindivíduo e que são impostos pela sociedade por meio de coerção. Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como coisas, desligados dos sujeitos conscientes, pois é desta forma que eles se apresentam.
Os fatos sociais podem ser normais (quando são regulares, ou seja, são encontrados na maioria das sociedades) ou patológicos (quando são extraordinários e eventuais). Os fatos sociaisnormais contribuem com a preservação da vida social, já os fatos sociais patológicos são mais raros porque os sujeitos que os apresentam têm mais dificuldade em sobreviver.
Além de descrever e classificar os fatos sociais, Durkheim se preocupou em explicá-los, ou seja, entender as causas e funções do comportamento coletivo. O método funcionalista durkheimiano busca determinar as conseqüênciaspositivas dos fenômenos sociais para o conjunto da sociedade. Os fatos sociais existem em função da sociedade e contribuem com a sua harmonia.
Na sua obra A Divisão do Trabalho Social, Durkheim analisa a função que a divisão do trabalho cumpre nas sociedades modernas partindo do pressuposto de que o início da evolução social seriam as sociedades regidas pela solidariedade mecânica.
Na solidariedademecânica os indivíduos interagem entre si quando se reconhecem como semelhantes através de normas contidas na consciência coletiva. Como exemplo dessa solidariedade podemos citar as sociedades indígenas. Durkheim observa o direito como símbolo visível de solidariedade que existe na sociedade. Nas sociedades de solidariedade mecânica temos o predomínio do direito repressivo, o qual reconduz oindivíduo à sociedade por meio de punição e castigo.
Com o crescimento material e moral acontecem mudanças sociais e funcionais nas sociedades chamadas por Durkheim de divisão do trabalho social. Por isso nas sociedades modernas a interação dos indivíduos se dá por meio da solidariedade orgânica. Na solidariedade orgânica os indivíduos se aproximam quando se reconhecem como diferentes. Os indivíduos sãocobrados a exercer funções e quanto mais especializados nessas funções mais interdependentes eles se tornam; a interação se dá na medida em que cada sujeito tenha uma esfera própria de ação e uma personalidade. O indivíduo trabalha para a sociedade, e assim é formado um estado de dependência e necessidade onde cada um se vê como parte do todo. A divisão social do trabalho transfere o eixo damoralidade da consciência coletiva para o indivíduo, a partir disso é da autonomia dos integrantes que depende a coesão social. O direito na solidariedade orgânica é restitutivo, pois busca reeducar o indivíduo para inserí-lo novamente na sociedade.
Durkheim explica fenômenos como crises econômicas, antagonismo entre capital e trabalho e a fragmentação e especialização das ciências como anormais epatológicos, resultado da má integração dos órgãos entre si.
Em O Suicídio, Durkheim busca explicar o suicídio também como um fato social. O autor estuda os recursos estatísticos de suicídio nos principais países da Europa e os distingue em quatro tipos: Suicídio egoísta: resultante da não integração dos indivíduos às instituições, sua causa fundamental é o excesso de individualismo. Suicídioaltruísta: é praticado quando o indivíduo se identifica tanto com a coletividade que é capaz de tirar sua vida para o bem maior. Temos como exemplo os kamikazes. Suicídio anômico: se deve a um estado de desagregação social no qual as normas estão ausentes e perderam o sentido. E, por fim, suicídio fatalista: resultado do excesso de regulamentação moral sobre o indivíduo dado por uma disciplina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marx, weber e durkheim
  • Analise de Durkheim, weber, marx
  • Diferenças entre marx, durkheim e weber
  • Durkheim, Weber e Marx
  • Marx, Durkheim e Weber
  • marx weber durkheim
  • Questionário
  • SOCIOLOGIA Durkheim Weber Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!