Durkheim, marx e marx weber

Páginas: 4 (955 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
1. Qual a compreensão de Durkheim sobre os ‘‘ fatos sociais ‘’?
R- Durkheim estabeleceu como objeto de estudo da sociologia os fatos sociais, direcionando a busca de soluções para os deveressociais. Durkheim define os fatos sociais como (1972, p.11 apud FERREIRA, 2003, p.48): ‘‘toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral naextensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais’’. Portanto para ele os fatos sociais correspondem à forma de agir que possui existência própriauma vez que independe da vontade do indivíduo, pois é exterior a ele, é um fato que é parte da coletividade, e que constrange os indivíduos a se conformarem com as regras vigentes na sociedade.
2.Como Durkheim explica as formas de solidariedade que resultam na solidariedade social?
R- Durkheim coloca a solidariedade social como uma resultante das solidariedades mecânica e orgânica, onde amecânica seria a solidariedade que imperou nas sociedades ‘‘primitivas’’, onde o que determinava as ações dos indivíduos eram os laços familiares, religiosos, dentre outros. Esses laços traziam aconsciência coletiva, coagindo os indivíduos a seguirem regras, normas, valores que garantissem a subsistência do grupo. Já a solidariedade orgânica, predomina nas sociedades ‘‘ modernas’’ capitalistas, em queo trabalho passou por uma acelerada divisão social, onde as partes dependiam uma das outras para que o todo funcionasse, aumentando a interdependência entre os indivíduos. A consciência coletiva jánão era tão forte, pois a consciência individual acentuou-se, e o indivíduo passou a ter maior autonomia, pois não possui mais os antigos costumes e tradições.
3. Qual o ponto de partida do processo econhecimento para Marx?
R- O processo de conhecimento parte da definição do objeto, ou da totalidade- realidade a ser estudada, onde após a definição do objeto deve-se formular um juízo crítico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de Durkheim, weber, marx
  • Diferenças entre marx, durkheim e weber
  • Marx, weber e durkheim
  • Durkheim, Marx e Weber
  • Durkheim, Weber e Marx
  • Marx, Durkheim e Weber
  • marx weber durkheim
  • Questionário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!