Durkheim - Educação

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 12 de julho de 2014
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia: com um estudo da obra de Durkheim pelo prof. Paul Fauconnet. Trad. Prof. Lourenço Filho. 11 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

Capítulo 1 – Educação - Sua natureza e função
1. As definições da educação – análise crítica

Durkheim começa mostrando que a educação tem uma etimologia ampla e abrange vários significados além de nossa compreensão corriqueira,incluindo vários aspectos e influências na vida do homem.
Há duas definições principais para a educação: a de Kant, “o fim da educação é desenvolver, em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz” (p. 34); e a de Mill “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si mesmo e para os seus semelhantes.” (p. 34) A frase de Kant tenta maximizar todo o potencial das faculdadeshumanas, porém restringe e menospreza as aptidões subjetivas. E mais subjetiva ainda é a felicidade que Mill cita. Deixando indefinida a situação da educação. Tanto a perfeição buscada por Kant como a felicidade encontrada na vida completa buscada por Mill tornam-se vagas e incompletas.
Incorre-se então à questão: existiria uma educação perfeita e universal? Durkheim é categórico ao afirmar que não,pois nunca se viu tais modelos educacionais na história.
A dificuldade de se encontrar uma educação ideal pode se tornar um erro maior, pois quando se busca uma educação perfeita, admite-se que não existe uma educação real bem construída e estruturada ao longo dos anos de acordo com as necessidades do ambiente.
Uma organização é construída na história e adaptada com o crescimento de umasociedade para ela, logo, a nossa educação contém erros dos antepassados que devem ser solucionados questionando o que deve ser feito para isso acontecer.
Cada sociedade tem um modelo de educação. E, com isso, há costumes que devem ser respeitados. Todo esse sistema é criado pela vida em comum procurando sanar as necessidades do conjunto e criar princípios que são levados pelas novas gerações. Fatoresque contribuem para a formação da educação são: religião, organização política, grau de desenvolvimento das ciências, das indústrias, etc. Sendo assim, a reconstrução de um novo sistema educacional é um desafio como o de reconstruir a história.
Mas a questão que se deve impor para essa reconstrução, apesar de não solucionar o problema, além de conhecer a função educativa, é o fim de toda educação:preparar as crianças.

2. Definição da educação

A definição da educação demanda conceituar todos os sistemas educativos antigos e novos para compará-los. E assim se encontrará a definição almejada.
E necessário que exista uma geração jovem entre os adultos e que esses exerçam ação sobre as primeiras, pois é essa dicotomia que forma a sociedade e o sistema de educação. E, sendo assim, aeducação varia de acordo com essa multiplicidade de meios de se viver em uma sociedade.
Essa variação que formou nos dá a impressão de que a educação surgiu por acaso. E apesar de ser um aspecto negativo, de outra forma a educação não se tornaria mais igualitária, além de contribuir para a grande diversidade pedagógica. Mas a variedade é um reflexo que permite a compreensão de que a educação pode sera mesma para todos os indivíduos. Afinal, uma educação homogênea só se encontraria em tempos remotos pré-históricos, imaginário e utópico.
Há, é claro, assuntos em comum a todos em um povo. E, nos povos mais avançados, a distinção e diversidade intelectual é maior entre as classes separadas por diferenças menos profundas.
Mas mesmo nas maiores divergências, a educação tem, em qualquer área, aintenção de fixar as ideias que são a base da sociedade, como direito e dever, indivíduo, progresso, ciência, arte, etc. E cada sociedade produz o homem ideal para si. E é esse ideal que constitui a parte básica da educação. Questões básicas essenciais para suscitar na criança: 1) certo número de estados físicos e mentais indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DURKHEIM E A EDUCAÇÃO
  • Educação DurkHeim
  • Educação em durkheim
  • A educação para Durkheim
  • sociologia da educacao: Emile Durkheim e a Educação
  • Educação segundo durkheim
  • Pedagogia e educação-emile durkheim
  • Durkheim, Educação e Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!