durkaime weber e marx

1008 palavras 5 páginas
Qual a importância de Durkheim para o direito moderno? A sociologia amplia cada vez mais a visão humana, sendo essa a base do direito. Durkheim defendia que a solidariedade orgânica marcada na complexidade da divisão do trabalho nas sociedades modernas ocorre devido ao fato de que os indivíduos, por mais que tenham desejos e características individuais, sentem a necessidade de união devido à complexidade e a interdependência de suas ocupações na sociedade. Diferente das sociedades pré-modernas, nas quais a coesão social era mantida por costumes ou valores religiosos, nas modernas essa coesão é marcada por normas jurídicas, as quais estabelecem os princípios da solidariedade orgânica. Assim são as normas jurídicas, as responsáveis pela organização da sociedade. Durkheim prioriza a eficácia como elemento fundamental dos estudos do Direito e que não somente a eficácia, como também o próprio Direito, devem ser estudados pelo sociólogo como um fato social e, mais do que isso, como o símbolo visível da própria solidariedade social, objeto de estudo, por excelência, da Sociologia. Em sua concepção acredita que o indivíduo é subordinado à sociedade, sendo ele agente passivo da maneira de vida imposta pela mesma e que os valores morais podiam influenciar na diminuição dos problemas sociais.

Com relação a anomia social ele dizia que quando surgem na sociedade “espaços anômicos”, isto é, quando um indivíduo ou um grupo perde as referências normativas que orientavam sua vida, a solidariedade social fica enfraquecida e o indivíduo muitas vezes adota um comportamento antissocial ou autodestrutivo.

Na sociologia econômica de Durkheim também deixou sua marca conceituando que "As instituições organizam as relações sociais e as atividades econômicas, não somente porque regulamentam os conflitos de interesse, mas sobretudo porque permitem a definição mesma dos interesses individuais". Nesse sentido, deve-se entender as instituições em termos de regras,

Relacionados