Dureza Vickers

Páginas: 7 (1734 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014









MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO MECÂNICA
Dureza Vickers

















INTRODUÇÃO


Em um projeto de engenharia é de suma importância o conhecimento do comportamento do material a ser empregado, isto é, suas propriedadesmecânicas. Através dos ensaios mecânicos o engenheiro pode obter os parâmetros de comportamento dos materiais que serão utilizados no projeto. Um importante e bastante utilizado ensaio mecânico é o ensaio de dureza. Dureza pode ser definida como a resistência que um material oferece à penetração de outro em sua superfície. Neste relatório serão mostrados os objetivos, modo de execução e principaisinformações a respeito do ensaio de dureza Vickers.
A dureza Vickers foi introduzida em 1925 por Smith e Sandland, levando o nome Vickers, porque a companhia Vickers-Armstrong LTDA fabricou as máquinas mais conhecidas para operar com esse tipo de dureza. A dureza Vickers é determinada a partir da resistência que o material oferece à penetração de uma pirâmide de diamante de base quadrada eângulo entre faces de 136°, sob uma carga determinada. A dureza Vickers é representada pelas letras (HV) e é o quociente da carga aplicada (F) pela área de impressão (A) deixada no corpo ensaiado. Com o penetrador de diamante é possível medir qualquer valor de dureza, desde os materiais mais duros até os mais macios.
OBJETIVOS


Avaliar a dureza de amostras de Aço Comum, Latão, Bronze e Alumínio pormeio do método de medição de dureza Vickers.





























MATERIAIS / MÉTODOS


Materiais Utilizados

Amostras de:
Aço Comum
Latão
Bronze
Alumínio

Equipamentos Utilizados

Durômetro
Marca: Wolpert
Modelo: -

Medidor de dureza Vickers marca Wolpert



Penetrador para medição de dureza Vickers
Procedimentos


1º Passo:Colocou-se o corpo de prova sobre o suporte do durômetro e aproximou-se a superfície do corpo de prova ao penetrador.

2º Passo: Com a carga de ensaio de 30 Kgf previamente selecionada, acionou-se a alavanca que libera o penetrador para impressionar a superfície do corpo de prova.

3º Passo: Após liberar a alavanca e o penetrador começar a deslocar-se impressionando a amostra, aguardou-sedurante 20 segundos para retirar a carga aplicada.


4º Passo: Após aguardar durante 20 segundos, retornou-se a alavanca do durômetro à posição original, liberando completamente a carga aplicada.

5º Passo: Com o corpo de prova ainda na mesma posição e através do microscópio acoplado ao durômetro mediram-se as diagonais da impressão deixada pelo penetrador no material. A medição foi feitadiretamente no visor do durômetro por meio de uma escala graduada acoplada ao visor. As diagonais devem ser medidas conforme a figura abaixo:


6º Passo: Calculou-se a média dos valores das diagonais da impressão e com esse valor e o valor da carga aplicada (30 Kgf) encontrou-se o valor da dureza consultando as tabelas de durezas.

O procedimento acima foi repetido três vezes para cada amostra(Aço Comum, Latão, Bronze e Alumínio. Os valores das diagonais das impressões, as médias e os dados de dureza obtidos encontram-se na Tabela 1, na seção Resultados e Discussões.

Os valores de dureza poderiam ter sido calculados através da fórmula:
,
onde F é a carga aplicada (Kgf) e A é a área da pirâmide de base quadrada(mm2) . O valor de A pode ser encontrado, a partir da média dos valores de L1 e L2, utilizando a fórmula:


Portanto, substituindo o valor de A na fórmula para o cálculo de HV temos:







Mas, já que existem tabelas que fornecem o valor da dureza Vickers em função das diagonais da impressão formada e da carga aplicada, na prática o cálculo de HV se torna desnecessário.

RESULTADOS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dureza Vickers
  • Dureza vickers
  • dureza vickers
  • Dureza Vickers
  • Dureza vickers
  • Dureza vickers
  • Dureza vickers
  • ENSAIO DE DUREZA BRINELL E VICKERS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!