Dureza Da Gua

Páginas: 6 (1397 palavras) Publicado: 25 de julho de 2015





DETERMINAÇÃO DA DUREZA





OBJETIVO
Determinar a dosagem de cálcio e magnésio de uma amostra de água, expresso em termos de CaCO3, a fim de decidir sobre a sua aplicabilidade.

RESUMO
Um dos parâmetros para se determinar se uma amostra de água está propícia para o abastecimento público é a dureza, que deve ser no máximo de 500 mg de CaCO3/L, entretanto, recomenda-se este esteja de 70 mgde CaCO3/L a 150 mg de CaCO3/L. Sendo assim, nesta prática visou-se analisar este aspecto de duas amostras de água utilizando o método da titulação. Um alto teor de dureza na água diminui a capacidade de formação de espumas de sabões e entope tubulações sujeitas a altas temperaturas, porém, teores moderados podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. Os métodos de pesquisa utilizados foram olaboratorial e a pesquisa bibliográfica em livro, apostila de apoio e internet. Após todos os testes, verificou-se que ambas as amostras analisadas se apresentavam próprias para o consumo, contudo, não estavam na faixa de recomendação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A dureza indica a concentração de cátions multivalentes em solução na água. Primariamente,cátions bivalentes incluindo cálcio, magnésio, ferro, estrôncio, zinco e manganês. Contudo, os íons Ca2+ e Mg2+ estão presentes na água em quantidades muito superiores, portanto, a dureza numa amostra d’água é apenas calculada em função do teor destes. A dureza pode ser classificada em dureza temporária e permanente; a primeira é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos, os quais podemser eliminados por meio da fervura da água e a segunda é devido a cloretos, nitratos e sulfatos, os quais não são podem ser retirados com variação da temperatura. A dureza pode ter origem natural através ações de intemperismo físico-químico-biológico e origem humana por lançamentos de efluentes industriais. O grau de dureza é expresso em mg de CaCO3/L e pode ser classificado em mole, moderadamentedura, dura e muito dura, conforme o esquema a seguir, em que β representa a dureza de uma amostra de água:
Mole: β < 50
Moderadamente dura: 50 < β < 150
Dura: 150 < β < 300
Muito dura: β > 300
Habitualmente, uma água doce natural tem uma dureza total por volta de 35 mg de CaCO3/L. Entretanto, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o teor dureza para uma água potável deve estarcompreendido entre 70 mg de CaCO3/L e 150 mg de CaCO3/L e o teor máximo aceitável é de 500 mg de CaCO3/L.
Um elevado teor de dureza na água reduz a formação de espumas, o que aumenta o consumo de sabões e provoca incrustações nas tubulações de água quente, caldeiras e aquecedores, devido a precipitação dos cátions em altas temperaturas, dessa maneira, essa propriedade pode ser prejudicial àindústria. No caso da indústria farmacêutica, por exemplo, a dureza da água pode alterar a composição química dos medicamentos. Por outro lado, há estudos que evidenciam que a ingestão de água com maior teor de dureza pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
Essa propriedade pode ser determinada pelo método da titulação, que consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostracom um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, no caso, o E.D.T.A (ácido etilenodiamino tetra-acético), já a solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado, no caso, a amostra. Essa técnica normalmente é realizada com o auxilio de algum indicador, no caso, a murexida e onegro de eriocromo, que foram escolhidos previamente de acordo com as características da solução a ser titulada. Indicadores evidenciam o final da reação, ou seja, o ponto final de titulação, que geralmente ocorre com a mudança da coloração da solução.
Para o cálculo da dureza em relação ao cálcio e da dureza total, utiliza-se a seguinte expressão:
Dureza = Volume gasto · 10...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio Dureza da gua
  • Determina o da dureza da gua FINAL
  • Determina O De Dureza PH E Alcalinidade De Gua
  • DUREZA TEMPOR RIA E PERMANENTE DA GUA
  • 2 Determina o OD Dureza e tratamento de gua dura
  • Relat rio Analise qu mica II Dureza da gua
  • Dureza
  • dureza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!