Durao barroso

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 29 de maio de 2013
Trabalho elaborado por:

9ºA

Introdução_____________________________________pág.2

O que é a Politica/democracia/ditadura_______________pág.3/4

Formação______________________________________pág.5

Carreira Politica__________________________________pág.6

Noticias________________________________________pág.7/8Conclusão________________________________________pág.9

Webgrafia_______________________________________pág.10

José Manuel Durão Barroso tem raízes em Veiga de Lila, concelho de Valpaços.
É um político e professor português, actual presidente da Comissão Europeia, nascido em Lisboa, a 23 de Março de 1956.
É casado com Margarida Sousa Uva, com quem tem três filhos: Luís, Guilherme e Francisco.



Política é a arteou ciência da organização, direcção, administração dos Estados ou Nações. Aplicação desta arte aos negócios internos da nação (politica interna) ou aos negócios externos (politica externa). Nos regimes democráticos a ciência política é a actividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com o seu voto ou militância.

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomarimportantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), directa ou indirectamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia directa (algumasvezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direito em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indirecta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exactamente quem é "o Povo", isto é,quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

Ditadura é o regime político em que o governante (ou grupo governante) não responde à lei, e/ou não tem legitimidade conferida pela escolha popular.
Podem existir regimes ditatoriais de líder único (como os regimesprovenientes do nazismo, do fascismo e socialismo) ou colectivos.
Não se deve confundir ditadura, o oposto de democracia, com totalitarismo, o oposto de liberalismo. Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário. Diz-se que um governo é totalitário quando exerce influência sobre amplos aspectos da vida dos governados, eliberal caso contrário.
Ocorre, porém, que frequentemente, regimes totalitários exibem características ditatoriais, e regimes ditatoriais, características totalitárias.
O estabelecimento de uma ditadura moderna normalmente se dá via um golpe de estado.

Durão Barroso licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com distinção.
Estagiou nas Universidades deColúmbia (Nova Iorque), de Georgetown (Washington) e nos Institutos Universitários de Luxemburgo e Florença.
Foi sucessivamente assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, assistente no Departamento de Ciência Política da Universidade de Genebra e professor convidado no Department
Of Government and School of Foreign Service (Center for German and European Studies) da Universidade deGeorgetown, Washington, D.C. (1996-1998). Director do Departamento de Relações.
Internacionais da Universidade Lusíada (Outubro 1995 - Março 1999).
Foi fundador da Associação Universitária de Estudos Europeus, em 1979.

Em 1995 foi o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros, a 6 de Abril de 2002, Durão Barroso tornou-se primeiro-ministro de Portugal. Como primeiro-ministro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroso
  • barroso
  • Neoconstitucionalismo
  • Ary Barroso
  • Ary Barroso
  • Eneg 2014 BARROSO
  • resenha Neoconstitucionalismo Luis Barroso
  • santa rita durão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!