durabilidade e vida util do concreto

Páginas: 20 (4941 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
RESUMO
O trabalho apresentado é um estudo de fenômenos naturais e mecânicos que influenciam na vida útil do concreto. A partir destes estudos são feitos planejamentos visando o melhor preparo para se evitar ao máximo a deterioração do concreto..
























Sumário


























1 INTRODUÇÃO
DURABILIDADE2 CONCRETO
"O concreto é uma mistura homogênea de cimento, agregados miúdos e graúdos, com ou sem a incorporação de componentes minoritários (aditivos químicos e adições), que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento", define Inês Battagin, superintendente do CB-18 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
2.1 HISTÓRIA DO CONCRETO
Desde osprimórdios, o homem utilizou materiais com características aglomerantes em suas obras, principalmente na construção de abrigos. Os Babilônios, por exemplo, utilizavam argila não cozida misturada com fibras vegetais.
Para se falar da história do concreto, devemos nos remeter a história do cimento, que se iniciou no Egito Antigo, quando em suas pirâmides era utilizado um tipo de calcário calcinado.
Já emRoma e na Grécia antigas, era utilizada uma cinza vulcânica hidratada, de nome pozolana, encontrada apenas no sul da Itália, nas imediações do Monte Vesúvio, próximo à cidade de Pozzuoli, de onde o nome se originou. A ponzolana é um agregado miúdo, que, reagindo com cal e água, endurece formando uma pedra artificial resistente mesmo quando submersa. Junto com a cal e a água eram colocadas pedras dediferentes tamanhos, mantendo-as unidas e formando assim o que se pode considerar o primeiro concreto da história.
Já no século XVIII,a construção do farol de Eddystone levou o inglês John Smeaton a iniciar pesquisas para encontrar um aglomerante mais resistente para suportar a agressividade marinha. Esse fato contribuiu para surgir as primeiras iniciativas de industrialização do concreto. Em1824, Joseph Aspdin patenteou esse agredado como Cimento Portland, por sua matéria prima, o calcário, ser retirado da ilha de portland.
O Brasil começou a produzir efetivamente cimento em 1926, pela Cia Brasileira de Cimento Portland Perus, em Perus(SP).

2.2 CONCRETO ARMADO
O concreto armado foi descoberto por Joseph- Louis Lambot, um agricultor francês que em 1849 construiu um barco.Mesmo com a pouca repercussão do projeto, Joseph Monier se interessou, pois viu a oportunidade de substituir vasos de plantas de madeira ou cerâmica, que apodreciam ou quebravam com facilidade. Com o sucesso obtido, produziu e patenteou vários artefatos e estruturas de concreto armado com ferro.
Em 1886, o engenheiro alemão Gustav Adolf Wayss comprou os diretos da patente Monier, para conduzirpesquisas em sua empresa Wayss, & Freitag, que ficou quase 20 anos fazendo pesquisas em relação ao novo material criado. Foi nessa empresa que surgiu a primeira teoria científica comprovada experimentalmente, elaborada e publicada por E. Morsch em 1902.
A partir das teorias de Morsch,foram redigidas as primeiras normas para cálculo e construção de concreto armado, e suas ideias até hoje continuamsendo válidas, principalmente que sua teoria ressalta o dimensionamento a favor da segurança.

3 MATERIAIS QUE COMPÕEM O COMCRETO
O concreto é composto de cimento Portland, água, agregados e aditivos.

3.1 CIMENTO
O cimento é o material principal na constituição do concreto. Basicamente, as principais características físicas dos cimentos que influenciam no desempenho do concreto dizemrespeito à resistência da argamassa, à finura dos grãos que compõem o cimento e ao tempo de início de pega. O cimento portland é normalizado e exitem onze tipos, cada tipo é para uma determinada necessidade.

Cimento Portland comum (CP-I) - é o tipo mais simples e o mais utilizado nas construções, é indicado para o uso em construções que não requeiram condições especiais e não apresentem ambientes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIDA ÚTIL DO CONCRETO
  • Durabilidade do concreto
  • Durabilidade do concreto
  • Durabilidade do Concreto
  • Durabilidade do concreto
  • Durabilidade do concreto
  • vida util
  • Extensão da vida útil das estruturas de concreto armado com uso de armaduras zincadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!