duplo arco aortico

Páginas: 3 (656 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Duplo Arco Aórtico (DAA)

Introdução:
O arco aórtico começa a desenvolver-se a partir da 4ª semana de gestação, junto à formação dos arcos faríngeos querecebem as artérias do coração.
Os arcos aórticos (artérias) nascem a partir do tronco arterioso e terminam na aorta dorsal.
Seu desenvolvimento finaliza na 8ª semana do crescimento do embrião.
Asanomalias congênitas do arco aórtico, também conhecidas como anéis vasculares e anomalias dos vasos da base, constituem um grupo de malformações que causam compressão do esôfago e/ou da traqueia, sendoresponsáveis por sintomas respiratórios e digestivos.
São malformações raras, classicamente subdivididas em anéis completos, como o duplo arco aórtico (DAA) e o arco aórtico à direita, compersistência do ducto arterioso (AD/LE), e em anéis incompletos, como artéria subclávia direita anômala (AI) e anel de artéria pulmonar.
As malformações do arco aórtico foram descritas inicialmente em adultos,os quais apresentavam sintomas predominantemente digestivos.
Em consequência disso, nos relatos clássicos encontra-se a denominação "disfagia lusória" para nomear a compressão vascular do esôfago.Entretanto a experiência em pediatria mostra que o início dos sintomas ocorre frequentemente nos primeiros meses de vida, e que esses são predominantemente relacionados ao sistema respiratório.Embora o diagnóstico genérico de compressão traqueal e/ou esofágica possa ser estabelecido de maneira simples, ele é, na maioria das vezes, definido tardiamente, retardando o tratamento cirúrgico.
Talfato pode ser atribuído à diversidade dos sintomas, que, muitas vezes, são confundidos com afecções pulmonares ou com refluxo gastroesofágico.
O desconhecimento acerca do diagnóstico de anel vasculare, consequentemente, o baixo índice de suspeita são outros fatores importantes para o atraso no tratamento definitivo.
Definição:
Duplo Arco Aórtico (DAA)
 Decorre da persistência de ambos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARCOS
  • O duplo
  • ARCOS
  • Arcos
  • arcos
  • Arco
  • Arcos
  • Arco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!