Dupla revolução

Páginas: 5 (1013 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
TRABALHO DE SOCIOLOGIA

SÍNTESE DA PRIMEIRA UNIDADE


A “dupla revolução” é caracterizada por um dos acontecimentos que tiveram maiores influências na sociedade do século XVIII e nos afeta até hoje. O primeiro fato ocorrido a partir da década de 1780 foi a Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra com o surgimento da máquina a vapor e que representaria a primeira grande mudançadesta revolução, que foi a substituição do processo de produção e fabricação artesanal pelo processo mecânico e o segundo fato importante foi o surgimento de uma nova classe social, o proletariado. Esta classe é representada pela maioria da sociedade inglesa e que precisou se adequar às novas condições de vida e sobrevivências. A burguesia controlava toda sociedade, era uma classe dominadora queimpunha sua vontade direta ou indiretamente à classe operária em busca de interesse próprio e objetivos individualistas, isto é, em busca de acumular mais riquezas.
Apesar de pouca parte da burguesia acreditar nos fundamentos do catolicismo ou até mesmo nos poderes que os seres divinos tinham, ou têm, (assim como alguns intelectuais e pensadores da época) sabiam que a maioria do proletariadopermaneciam profundamente devotos e supersticiosos ao cristianismo e seus ensinamentos se aproveitavam desta situação para manter a ordem em casos de necessidade. Inicialmente surgiram pequenos descontentamentos devido aos míseros salários, devido aos graves acidentes ocorridos nas fábricas, onde crianças, jovens, mulheres e homens dividiam o mesmo ambiente totalmente insalubre e trabalhavam por 16horas diárias, sem condições de higiene, alimentação adequada e mesmo assim trabalhavam somente em troca de refeições.
Da burguesia, surge a aristocracia que é desde o século XVII a grande responsável pela mudança na maneira de pensar e esta classe passa a ser o objeto da razão, e também é o momento onde a igreja deixa de ser dominadora e outras religiões estão em crescimento como por exemplo amaçonaria racionalista, o iluminismo e religião anticlerical, além do islamismo e ceitas protestantes, que fazem com que o cristianismo permaneça uma religião forte, porém não mais predominante. Apesar deste ser um grande fato histórico, surge no século XVIII a mudança ideológica mais importante à toda humanidade e que perdura e ainda perdurará por muito tempo, é a relação entre capital e trabalho.Em paralelo e até influenciando estes últimos fatos religiosos citados, de maneira mais direta está em andamento a revolução Francesa ocorrida entre as décadas de 1789 e 1799 com seu tríplice slogan: igualdade, liberdade e fraternidade. Esta revolução que também surge em berço burguês que encheu a revolução francesa da ideologia moral-secular ou agnóstica do iluminismo só século XVIII. Nesteperíodo entre revoluções, devido as grandes conquista e descobertas, era possível observar um domínio di homem sobre a natureza, com esta visão, o principal tema que nasceu da “revolução dupla” foi a natureza da sociedade e a direção para a qual ela estava se encaminhando ou deveria se encaminhar. Sabemos que por conta da revolução industrial ocorrida na Inglaterra houveram avanços tecnológicos quelevaram novamente o homem como centro do universo, assim como na França, através da revolução francesa, onde há pelo iluminismo um distanciamento do homem em relação a igreja, gerando uma série de questionamentos onde o homem é o objeto da razão, porém esta razão está ligada apenas a uma classe daquela sociedade, a aristocracia, ou burguesia. Esta era uma classe com poder absoluto, que tinha opoder de manipular a igreja para que esta manipulasse o proletário para atender os interesses da aristocracia.
Findado o período de início da revolução industrial e o final da revolução francesa, há um período pós-revoluções onde iniciou de maneira simplista alguns pequenos movimentos de descontentamento da sociedade submissa , até então, aos poderes impostos pela burguesia e quando havia uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito dupla revolução
  • Dupla revolução: uma vísivel mudança
  • Dupla Satisfação
  • Fenda Dupla
  • origem dupla
  • DUPLA CIDADANIA
  • Trabalho Em Dupla
  • Trabalho Em Dupla

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!