Duikheim

2390 palavras 10 páginas
Resenha: Educação e sociologia - DURKHEIM, Émile

Nessa obra Durkheim teoriza sobre o valor moralizante da educação. Segundo o autor, a educação é instituição social que é base fundamental para manter a cultura de uma sociedade. A educação é instituição que tem função de transmitir os valores morais da sociedade, pois toda anomalia da estrutura social é causada pelo mau funcionamento dessa instituição.
Durkheim propõe que a procura de uma educação ideal, no qual solucione as anomalias e doenças sociais existentes na sociedade e a crise que essa sofre, a sociologia deve observar a estrutura educacional e buscar um modelo educacional perfeito para curar as doenças sociais que perturbam sua estrutura.
A educação deve ser um sistema regrado, onde busque instituir no individuo os valores da solidariedade social, despertando a autonomia no aluno, o preparando desde primeira infância para o funcionamento da sociedade orgânica moderna. Por isso a educação deve valorizar os valores da civilização moderna industrializada, não valores futuros ou do passado. Diferente de teóricos da sociologia da educação como Mannheim e Paulo Freire, a intenção de Durkheim não usar a educação como forma de instituir um novo modelo de sociedade, mas sim de manter a estrutura e funcionamento da sociedade.
O adulto deve influenciar a criança na educação, deve ser um agente de formação moral da criança. Sabendo que a educação é base cultural que sustenta a estrutura da solidariedade orgânica, educação deve ser igual para todos. Para Durkheim a educação primária, geralmente dada na primeira infância, deve ser igual para todos, pois a solidariedade da sociedade orgânica somente a mantida pela diferenciação de funções sociais entre os indivíduos isso não significa que devemos pré –determinar o futuro de uma criança por sua origem, mas sim que devemos racionalizar o conhecimento de acordo com suas aptidões. Nessa questão, Durkheim se aproxima do racionalismo weberiano, propondo a educação como

Relacionados

  • Aula 4 6 E 8 Texto 2 3 E 4 GIDDENS Anthony Capitalismo E Moderna Teoria Social
    146369 palavras | 586 páginas