Duas questões sobre: MOTA, Bento. O estoicismo histórico: Justo Lípsio e o maquiavelismo ibérico no início dos seiscentos.

435 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ICHF - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
CURSO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA MODERNA
PROF. RODRIGO BENTES MONTEIRO
18 Dez, 2013

ANA LUIZA DA COSTA DUARTE

MOTA, Bento. O estoicismo histórico: Justo Lípsio e o maquiavelismo ibérico no início dos seiscentos.

1) De que maneira Justo Lípsio foi expressão e ao mesmo tempo exceção de seu tempo?
Justo Lípsio nasce protestante e converte-se ao catolicismo. Suas ideias (e práticas, uma vez que possuía livros condenados pelas duas religiões), segundo Bento Mota, nunca estiveram relacionadas de forma clara a uma única fé, o que lhe causou problemas diversas vezes. Era católico demais para a tolerância protestante e a recíproca era verdadeira. Podemos dizer que, neste ponto, este conflito pode ser definido como aquilo que o relacionava com seu tempo, numa Europa marcada pelos conflitos religiosos entre protestantes e católicos. Por outro lado, seu esforço para conciliar duas formas de encarar o cristianismo - o protestantismo e o catolicismo -, ainda segundo Mota, o distanciava da mentalidade de sua época. O momento era de ruptura, fragmentação, e não de conciliação. Desta forma, os esforços de Lípsio não poderiam representar seus contemporâneos.

2) De que maneira a visão de livre arbítrio de Lípsio serviu como fio condutor para conciliar as ideias de Lutero e Erasmo, de um lado, e dos renascentistas italianos e católicos espanhóis, de outro?

Ao desenvolver uma teoria a respeito da providência divina, em oposição às ideias pagãs de destino e fortuna, Justo Lípsio trabalha para conciliar as perspectivas católica e protestante a respeito da autonomia das ações dos seres humanos, submetendo-as a uma intervenção divina que as antecede e dialoga com os conceitos de livre-arbítrio e servo-arbítrio, e também com os conceitos de predestinação e fortuna. Desta forma, nada escaparia a providência (vontade divina) e ainda assim os seres humanos poderiam ter autonomia. Da

Relacionados