Duas forças aplicadas em um ponto - físicai

1530 palavras 7 páginas
[pic]

................................. Turma 5

Duas forças aplicadas em um ponto

O objetivo deste experimento é determinar o módulo das forças das molas para que, uma vez conhecida a teoria e, portanto qual a resultante das forças, pudéssemos testar o equipamento construído no experimento 01.

I – Introdução teórica

I.1- Leis de Newton

Princípio da Inércia ou 1ª Lei de Newton → Se a força resultante sobre um ponto material é nula, este permanece em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme; Seu estado natural se mantém.

Princípio da ação e reação ou 3ª Lei de Newton → Quando dois corpos interagem aparece um par de forças como resultado da ação que um corpo exerce sobre o outro. A toda ação correspondente uma reação, com mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários. Sendo os efeitos produzidos dependentes da massa e das características de cada corpo.

I.2- Deformação elástica – Lei de Hooke

Uma mola apresenta uma deformação elástica se, retirada a força que a deforma, ela retornar ao seu comprimento e forma original. Robert Hooke enunciou a seguinte lei: → A intensidade da força deformadora é proporcional à deformação; Cuja expressão matemática é: →F = K . x Onde: F = Força deformadora; x = Deformação sofrida pela mola; K = Constante de proporcionalidade característica da mola chamada de constante elástica da mola.

I.3- O quilograma-força (Kgf)

O quilograma-força é uma unidade de força muito utilizada na medição de pesos. → 1 Kgf é o peso de um corpo de massa 1Kg num local onde a gravidade é normal (g = 9,8m/s²). 1 Kgf = 1kg . 9,8m/s² 1Kgf = 9,8N (num local onde g = 9,8m/s²0). 1Kgf = 1000gf

I.4- Desvio

A

Relacionados

  • Fisica
    52448 palavras | 210 páginas
  • Física
    39761 palavras | 160 páginas