DUARTE, M, E. Termos da oração In: VIEIRA, S & BRANDÃO, S. Ensino de Gramática. Descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008, pp. 185-203.

Páginas: 2 (492 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2014
DUARTE, M, E. Termos da oração In: VIEIRA, S & BRANDÃO, S. Ensino de Gramática. Descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008, pp. 185-203.

Maria Eugênia Duarte é doutora em Linguística pelaUniversidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora na área de Linguística, com ênfase emSociolinguística e Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente em estudos de variação e mudança sintática envolvendo o sistema pronominal das gramáticas do português em suas modalidades falada eescrita. Contribuiu com seus conhecimentos para o livro O Uso de Gramática – Descrição e Uso, escrevendo o capítulo intitulado “Termos da Oração”, no qual aborda as relações gramaticais que se estabelecem nostermos da oração, de uma forma prática e plausível.
Duarte inicia o capítulo “Termos da Oração” criticando a clássica tripartição dos termos em “essenciais”, “integrantes” e “acessórios”. Ela afirma quea clássica tripartição “não contribui para uma visão das relações entre os constituintes da oração”. Além disso, a nomenclatura empregada pode “induzir o aluno a pensar que os chamados termos“essenciais” são mais importantes de que os demais”. A descrição da autora é feita baseada na análise do predicado antes do sujeito e justifica que no predicado encontram-se os elementos que projetam osconstituintes centrais da oração, incluindo o próprio sujeito. A autora cita a crítica feita por Perini (1985), que critica a teoria da gramática tradicional em relação aos seus critériose definições de sujeito e predicado.
Ao contrário da Gramática Tradicional, a autora começa sua reflexão pelo predicado, argumentando que neles encontram-se os elementos centrais da oração. Duarte questiona a divisão feitapela Gramática Tradicional em “verbais”, “nominais” e “verbo-nominais”, e demonstra de forma clara e objetiva as repostas do questionamento. A análise da autora é feita baseada nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vieira, M. V. S.
  • Ensino de gramática: descrição e uso
  • O uso das tic´s no ensino de geografia
  • Filme São Paulo S/A na ótica de Durkheim
  • S O Paulo
  • S O Paulo
  • O,S e M
  • S O Paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!