dtcfvg

1320 palavras 6 páginas
Estudo de Caso sobre População mais Idosa

Trabalho realizado por:
João Pedro Abreu Silva nº 13 11ºF
Pedro Alberto Mendes Ferreira nº17 11ºF
Disciplina:
Geografia A
Curso de Línguas e Humanidades
Professora:
Marta Vida
Ano Lectivo:
2013/2014
Conteúdo

Introdução
Num mundo em transformação e cada vez mais globalizado, muitos dos problemas com que se defrontam as sociedades contemporâneas têm origem em questões relacionadas com a demografia.
A evolução demográfica em Portugal, entre 1950 e 2004, registou um acréscimo significativo, tendo passado de cerca de 8510 milhares para aproximadamente 10529 milhares, o que correspondeu a um aumento próximo dos 18%. Neste período, apenas se registou uma diminuição da população entre 1960 e 1970, em grande parte devido à emigração mas também em resultado do decréscimo da natalidade.
Este trabalho foi-nos proposto pela professora Marta Vida no âmbito da disciplina de Geografia A e é um estudo de caso.
Neste trabalho os nossos principais objectivos é averiguar qual dos concelhos: Barcelos, Guimarães, Vila Nova de Famalicão ou Vizela apresenta um maior envelhecimento, qual deles é a que está com maior número de idosos e porquê, assim como também pretendemos constatar se existem instituições que possam cobrir as necessidades destes idosos.

O índice dependência de idosos permite-nos perceber a relação entre a população idosa e a população em idade activa. Neste gráfico relativo aos concelhos do distrito de braga é nos perceptível que o concelho onde houve um aumento mais acentuado ao longo dos anos foi o concelho de Vila Nova de Famalicão, sendo que o índice dependência de idosos aumentou cerca de 8% de 1981 para 2011, também o concelho de Barcelos teve um aumento significativo pois em 10 anos (2001-2011) aumentou cerca de 5%, de destacar que este indicador demográfico tem tendência a aumentar ao longo dos anos relativamente aos concelhos que nos referimos.

Relacionados