dsvsvsfvs

2207 palavras 9 páginas
Colégio Magna Vida

Trabalho de Geografia
(Professor Carlos Augusto) IBGE – História e Função

Gustavo Gomes Gianolla
Número: 09

Março/2014
Principais Funções
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.
O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções:
Produção e análise de informações estatísticas
Coordenação e consolidação das informações estatísticas
Produção e análise de informações geográficas
Coordenação e consolidação das informações geográficas
Estruturação e implantação de um sistema das informações ambientais
Documentação e disseminação de informações
Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais

Histórico
Durante o período imperial, o único órgão com atividades exclusivamente estatísticas era a Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871. Com o advento da República, o governo sentiu necessidade de ampliar essas atividades, principalmente depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.
Com o passar do tempo, o órgão responsável pelas estatísticas no Brasil mudou de nome e de funções algumas vezes até 1934, quando foi extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.
A carência de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no País, favoreceu a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística - INE, que iniciou suas atividades em 29 de maio de 1936. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Desde então, o

Relacionados