Dsterminação de peroxido

1295 palavras 6 páginas
EXPERIMENTO Nº 1 DETECÇÃO DE PERÓXIDOS

ALUNAS: LARISSA MIRELLA MENDES SILVA MIRIAM KÉZIA NICOLAU GREGÓRIO DE OLIVEIRA RAYANNE PRISCILA GONÇALVES DA SILVA
TURMA: BACHARELADO EM QUÍMICA 2013.2
PROFESSORA: SIMONE M. C. GONÇALVES

RECIFE, 28 DE NOVEMBRO DE 2013

INTRODUÇÃO

Alguns compostos químicos armazenados em laboratório ou almoxarifado merecem cuidados específicos devido as suas propriedades apresentarem algum grau de periculosidade. Por isso devem estar sempre sendo observados e passar por testes periódicos, e até serem descartados se for preciso.
Peróxidos são compostos químicos que possuem ligação -O-O- na molécula. Quase todos os peróxidos são foto e termicamente sensíveis em razão da ligação -O-O- ser muito fraca e, portanto, facilmente rompida. Esta característica é responsável pelo grande risco representado por este tipo de substância química. Os compostos peroxidáveis podem causar explosões podendo ter danos humanos e materiais, basta apenas uma fonte de ignição.
Alguns solventes e agentes químicos em especial, possuem a propriedade de reagir com o O2 do ar dando origem a peróxidos instáveis, que podem explodir violentamente quando são concentrados por evaporação ou destilação, submetidos ao aquecimento, choque ou fricção. Pelo fato de serem termoinstáveis os peróxidos apresentam risco de explosão durante a armazenagem.
Todos os compostos peroxidáveis devem ser considerados como produtos contendo peróxidos em concentrações variáveis e devem ser avaliados rotineiramente antes do uso e da destilação. Mas se não for detectada a presença de peróxidos, a substância pode ser guardada, com o rótulo devidamente reformulado. Se for detectada visualmente a presença de peróxidos, deve-se descartar a substância como material explosivo, ou deve ser tratada para remoção do peróxido, reembalada e rotulada adequadamente. Vide tabela 1 alguns exemplos de substâncias peroxidáveis. As

Relacionados