DST e AIDS

Páginas: 10 (2400 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013

ETEC Dona Escolástica Rosa
Técnico em Segurança do Trabalho




GESTÃO EM SAÚDE



DST e AIDS





SANTOS - SP
JUNHO – 2013

ETEC Dona Escolástica Rosa
Técnico em Segurança do Trabalho

FABIANA FRANÇA CAPOZZI
RODRIGO DAMINI PROETTI
ROSANA MARIA DOS SANTOS LIMA



DST e AIDS


Trabalho apresentado junto ao curso Técnico em Segurança doTrabalho, da Disciplina Gestão de Saúde, com orientação do Profº André Luiz Rodrigues de Mello.

SANTOS – SP
JUNHO – 2013
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO
DST é a sigla para Doenças Sexualmente Transmissíveis, também conhecidas por doenças venéreas. Elas são consideradas as infecções mais comuns do mundo e são transmitidas através do contato íntimo desprotegido.
Pode-se pegar uma DST através do contatoíntimo desprotegido ou através do contato do órgão genital contaminado com a boca ou com o ânus do indivíduo. Alguns exemplos de DST são: Tricomoníase, Herpes Genital, HPV, Clamídia, AIDS, Sífilis e Gonorreia.
Elas manifestam-se através dos mais variados sintomas. Por vezes, há corrimento vaginal com diferentes cores e cheiros, enquanto que outras geram feridas que incomodam muito e são dedifícil tratamento.
A sigla AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus  da AIDS é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.
Após o contágio, a doença pode demoraraté 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter AIDS. Ao desenvolver a AIDS, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico (de defesa) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecere complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la. 
A síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) é um problema de Saúde Pública que alcançou proporções pandêmicas. Nos últimos tempos, poucos agravos à saúde geraram tamanho grau de interesse dos profissionais de saúde, de atividade científica, de enigma e de preconceito comoa AIDS. O número de pessoas infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), seu modo de transmissão e seu impacto na sociedade levou a AIDS a ser uma doença que tem uma grande dimensão social.
2 OBJETIVOS
Cada pessoa deve ser responsável por sua saúde sexual. E pode aprender a fazer do sexo seguro uma realidade divertida, excitante, erótica e espontânea.
O termo sexo seguro representaum conjunto de cuidados e habilidades que cada pessoa desenvolve para evitar atividades que apresentam riscos indesejados. Ao assumir o sexo seguro, cada pessoa está reestruturando seus valores de vida. A aquisição de um novo repertório de atitudes favoráveis ao sexo seguro poderá garantir a sua saúde física e mental. Isso quer dizer que as pessoas passam a se comportar sexualmente de acordo comseus próprios princípios de vida, não se deixando levar por impulsos sem se precaver.
Além disso, sexo seguro e maturidade emocional podem caminhar juntos. Isto é, devemos procurar envolver-nos em relacionamentos afetivo-sexuais que fortaleçam a autoestima, o respeito pelo corpo e pelos sentimentos, a igualdade de direitos e as responsabilidades. Para isso, a confiança e a comunicação entre osparceiros são fundamentais.
Através deste trabalho, queremos conscientizar a todo homem e a toda mulher que já iniciaram sua vida sexual, que o preservativo continua sendo o acessório sexual mais antigo, barato e disponível no combate as doenças sexualmente transmitidas (DST) e AIDS. E é, também, a maneira mais eficiente de barrar a transmissão de fluidos corporais - sangue, esperma e secreção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dst aids
  • dsts/aids
  • Dst/ aids
  • Dst- aids
  • Aids e DSt
  • dst aids
  • Dst aids
  • Dst/aids

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!