Dst - síflis

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Sífilis

O Que é?

É uma doença crônica causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, adquirida, na maior parte das vezes, por contato sexual com outra pessoa contaminada. Se não tratada, progride tornando-se crônica e com manifestações sistêmicas, isto é, comprometendo várias partes do corpo. Sua progressão, de acordo com o grau de comprometimento do corpo, ao longo do tempo, foidividida em estágios (primária, secundária e terciária). As duas primeiras fases são as de características mais marcantes de infecção, quando se observam mais sintomas e é mais transmissível, após o que se observa um longo iniciais, mesmo em indivíduos não tratados. Passada esta face inicial, a capacidade de transmissão diminue. Após alguns anos, podem surgir manifestações da doença no coração,cérebro e, virtualmente, em qualquer órgão do corpo.

Como se adquire?

Pode-se adquirir sífilis por contato sexual, via plancentária (sífilis congênita, o feto adquire na vida intra-uterina), por um beijo, ou outro contato íntimo com uma lesão ativa (que contenha a bactéria Treponema, por transfusão de sangue ou derivado, ou, ainda, por inoculação acidental direta, por exemplo, em profissionais daárea da saúde (raro). A grande maioria dos casos de transmissão ocorre por relações sexuais desprotegidas (sem preservativos).

Como se sente?

As primeiras manifestações ocorrem após um período de incubação (da contaminação até apresentar o primeiro sintoma) de duração média de 21 dias, podendo variar de 3 até 90 dias.
A doença apresenta, como foi dito anteriormente, três fases distintas, commanifestações características em cada uma e período de latência (sem sintomas) entre a segunda e a terceira fase.
Na fase primária, ocorre a lesão clássica nos genitais, porta de entrada do Treponema, chamada de cancro. É uma ferida com bordas endurecidas e profundas com o fundo macio e pouco dolorida. Esta lesão pode não estar presente ou oculta no caso das mulheres. Pode, ainda, ocorrer de maneiramúltipla, mais frequente naqueles indivíduos com a imunidade comprometida, como nos portadores de AIDS. Tais lesões são muito variáveis e frequentemente atípicas, por esta razão, toda lesão nos genitais deve sofrer avaliação médica, Pode ocorrer o que os médicos chamam de linfoadenomegalis (ínguas) na região inquinal, concomitante, com lesão primária. O cancro leva em média 3 a 6 semanas para securar, podendo não deixar marca alguma.
A fase secundária ocorre após 4 e 8 semanas do surgimento do cancro, podendo inclusive esta lesão, ainda, estar presente. Nesta fase, ocorre a maior quantidade de Treponemas circulares. O indivíduo contaminado apresenta sintomas genéricos como mal-estar, feber, dor de cabeça, dor de garganta, perda de apetitee peso e, em muitos casos, ínguas(linfoadenomegalias) pelo corpo todo. Em 80% dos casos, ocorrem lesões na pele dp corpo todo, “ poupando” o rosto, embora possam ocorrer nos lábios e comprometer a planta dos pés e palma das mãos (característico desta fase). São manchas pequenas com 3-10 de diâmetro, róseas ou violáceas e planas, que não coçam ou doem.
Como o que ocorre nesta segunda fase é uma disseminação da bactéria pelo corpo todo, asmanifestações podem variar de acordo com o grau de compromentimento de um outro órgão. Podem estar comprometidos céebro, rins, figado, tubo digestivo, olhos. Tendões, cartilagens e articulaões. Apesar de nesta fase os sintomas serem confundíves comum grande número de doenças, felizmente, o principal teste diagnóstico é positivo em 99% dos casos. Desta face, o indivíduo pode ir para sífillis letente,onde não há evolução para a fase terciária e fica livre de sintomas. Embora possa recair tendo sintomas da fase secundária e seja potencialmente contaminante, sobretudo mulheres no caso de transmissão intra-útero para o feto. O indivíduo pode permanecer por tempo indeterminado nesta fase durar a vida toda.
A fase terciária é a fase de inflamação progressiva e lente (crônica) com sintomas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DSTs
  • Dsts
  • DSTs
  • Dsts
  • As DSTs
  • Dsts
  • DSTs
  • DSTs

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!