dst donças

699 palavras 3 páginas
Purgatório (página principal) Canto I (início da história)
A Divina Comédia
PURGATÓRIO

Entre os mundos descritos na Divina Comédia, o Purgatório é a criação mais original de Dante. Os outros dois livros falam de reinos cuja existência é doutrina fundamental em diversas religiões. Já o Purgatório é mais recente, tendo sua crença originado nas doutrinas patrísticas e consolidada no início da Idade Média por teólogos como Santo Agostinho e, mais tarde, Tomás de Aquino.
A concepção do purgatório como uma montanha é, até onde sabemos, uma idéia original de Dante. O inferno sempre foi associado com o mundo subterrâneo e o Céu sempre foi visto como a morada dos deuses e dos por eles escolhidos. Na representação de Dante, o purgatório serve como uma escada para o Céu, ligando a superfície terrestre às portas do paraíso. Chegar lá, porém, não é tão fácil quanto chegar no inferno, cujas portas estão sempre abertas.
O purgatório está separado do mundo habitado por um imenso oceano, numa ilha cujo acesso é dificultado por um mar agitado e tempestades que afundam qualquer embarcação que tente se aproximar, como o navio de Ulisses, narrado no Canto XXVI do Inferno. Uma vez na ilha, é preciso ter fôlego de alpinista para escalar os rochedos que levam à entrada do purgatório. A porta é estreita e fechada com duas chaves. Um anjo armado com uma espada guarda a entrada.
Como o inferno, o purgatório é dividido em círculos (na forma de estreitos terraços na montanha) onde são purgados diferentes pecados, organizados em ordem de gravidade. A montanha tem, no total, nove áreas de purgação. Duas ficam antes da entrada guardada pelo anjo. As outras sete, que representam os sete pecados capitais, ficam entre a porta e o pico da montanha onde está o Paraíso Terrestre ou Jardim do Éden. O Paraíso Terrestre está separado do purgatório por uma parede de fogo. Os pecados decrescem em gravidade à medida em que se escala a montanha.
Qualquer alma pecadora que tenha se arrependido em

Relacionados

  • Doenças bacterianas e virais
    726 palavras | 3 páginas
  • Apostila de cipa
    7253 palavras | 30 páginas
  • funasa saude populacao negra brasil
    156237 palavras | 625 páginas
  • Merda
    78748 palavras | 315 páginas