DST- Doenças Sexualmente Transmissiveis

Páginas: 33 (8115 palavras) Publicado: 6 de fevereiro de 2014

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST


Introdução

As doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) acontecem por meio do ato sexual sem o uso de preservativo, seja na relação de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher, qualquer relação pode contrair essa doença.
Matheus e Eisenstein (2007) apontaramque estão catalogadas cerca de vinte e cinco tipos diferentes de DST’s, todas causadas por microrganismos: germes pequenos e indivisíveis, bactérias, vírus, protozoários ou fungos. Os principais sintomas são: verrugas, feridas, corrimentos, coceiras nos órgãos genitais, dor durante a relação sexual ou ardor ao urinar. No momento em que um parceiro está com DST o outro também deve fazer otratamento.
As DST’s podem ser um meio facilitador da transmissão do vírus da AIDS, pois feridas nos órgãos genitais podem favorecer a entrada do HIV. O tratamento das DST é gratuito nos serviços de saúde do SUS. O uso de preservativo as relações sexuais é imprescindível, é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão, tanto das DST quando do vírus da AIDS.
As DST’s podem trazer comoconsequências problemas sexuais como esterilidade, aborto, nascimento de bebês prematuros, deficiência física ou mental nos bebês de grávidas contaminadas e alguns tipos de câncer. Algumas DST’s, quando não diagnosticas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações bem graves e podem levar até a morte. A maioria das DST’s tem cura, mas devem ser corretamente diagnosticadas e tratadas porprofissionais da saúde.
“Nunca siga conselhos de vizinhos, amigos, colegas, parentes, balconistas de farmácia ou qualquer outra pessoa”. Ao ser percebido os sintomas das DST’s nunca deve-se fazer o próprio diagnóstico ou seguir conselhos de outras pessoas, deve-se procurar um médico que seja formado nesta área e possa ajudar a diagnosticar o que é a doença, podendo assim salvar a pessoa de umacomplicação mais grave.
O conhecimento sobre DST’s têm implicações para toda a população. Qualquer pessoa está suscetível a contrair alguma das DST’s, que estão presentes no nosso cotidiano.



1- Prevenção
A prevenção, estratégia básica para o controle da transmissão das DST e do HIV, dar-se à por meio da constante informação para a população geral e das atividades educativas que priorizem:a percepção de risco, as mudanças no comportamento sexual e a promoção e adoção de medidas preventivas com ênfase na utilização adequada do preservativo. As atividades de aconselhamento das pessoas com DST e seus parceiros durante o atendimento são fundamentais, no sentido de buscar que os indivíduos percebam a necessidade de maior cuidado, protegendo a si e a seus parceiros, prevenindo assim aocorrência de novos episódios. Deve-se sempre enfatizar a associação existente entre as DST e a infecção pelo HIV. Deve-se, ainda, estimular a adesão ao tratamento, explicitando a existência de casos assintomáticos ou pouco sintomáticos, também suscetíveis a graves complicações. A promoção e disponibilização de preservativos deve ser função de todos os serviços, desta forma, a assistência pode seconstituir em um momento privilegiado de prevenção.

2 - Detecção de casos

Tão importante quanto diagnosticar e tratar o mais precocemente possível os portadores sintomáticos é realizar a detecção dos portadores assintomáticos. Entre as estratégias que poderão suprir essa importante lacuna estão os rastreamentos de DST assintomáticas, especialmente sífilis, gonorreia e clamídia em gestantese/ou adolescentes, em serviços que executam atendimento ginecológico, em especial os de planejamento familiar, de pré-natal e os serviços de prevenção do câncer ginecológico.
Algumas mudanças na orientação dos profissionais de saúde para que passem a fazer assistência integral aos usuários são de fundamental importância, pois,com isso, pessoas em situação de risco teriam oportunidade para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DST Doença Sexualmente Transmissiveis
  • Dst doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • DST(Doença Sexualmente Transmissíveis);
  • DST
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • dsT
  • DST

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!