Dssddsds

4965 palavras 20 páginas
Seminário Velhice Fragilizada novembro 2006 | SESC Avenida Paulista

A formação de cuidadores: acompanhamento e avaliação

Tomiko Born

Panorama sobre a formação de cuidadores profissionais e de cuidadores informais (parentes e amigos) no Brasil e em outros países. Conteúdos, o método de aprendizagem e a qualificação dos docentes que formam cuidadores. Aspectos éticos e legais da profissão.

1. Introdução

Na década de 1980, nos cursos de Gerontologia Social do Instituto Sedes Sapientiae, Elvira Wagner, pioneira em gerontologia no Brasil (juntamente com Raquel Vieira da Cunha), referindo-se à expressão em inglês caregiver ou careprovider, chamava a atenção dos alunos para o termo cuidador, existente no vocabulário português. Quem não sabe dessa história pensa que o termo cuidador, ou melhor, cuidadora – pois sabemos que é esta uma função exercida majoritariamente por mulheres – sempre fez parte do linguajar comum.
Neste texto, farei um apanhado de algumas experiências de formação de cuidadoras de que tenho conhecimento, inclusive por participação pessoal. Introduzirei informações sobre o trabalho e a formação de cuidadoras em outros países. Concluirei indicando sugestões para que seja, sem demora, regulamentado o curso de formação de cuidadoras. Considerando a característica feminina desta função, pensei em empregar o termo cuidador na forma feminina mas, acabei desistindo por obediência às regras da nossa gramática.

2. A importância do cuidador
Muito se escreveu e pesquisou nos últimos anos sobre o cuidador. A mudança nas características etárias da população brasileira, sobretudo o aumento da população de idades mais avançadas nos últimos decênios e as modificações na família brasileira – saída da mulher para o mercado do trabalho, diminuição do seu tamanho e a multiplicação de domicílios chefiados por mulher – tornam este tema cada dia mais importante. No XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia realizado em junho de corrente

Relacionados

  • dssddsds
    1656 palavras | 7 páginas
  • Os miseráveis
    261 palavras | 2 páginas