Dssad

2226 palavras 9 páginas
O que é a icterícia neonatal?
A icterícia neonatal é caracterizada pelo aparecimento de uma cor amarelo-alaranjada na pele, nas mucosas, na conjuntiva e em outros tecidos do corpo, que ocorre do segundo ao quinto dias de vida do bebê. Ela comumente desaparece ao final do sétimo dia de vida.
Ela é um fenômeno fisiológico normal que afeta cerca de 80% dos recém-nascidos, sendo mais frequente e intensa naqueles bebês nascidos prematuramente. Embora seja um acontecimento simples não deve dispensar o acompanhamento médico em virtude da possibilidade de complicações graves.
O que é o Kernicterus?
Normalmente, a hemoglobina liberada pela destruição das hemácias (que são células com vida de pequena duração) é convertida em bilirrubina conjugada no fígado. Quando esse processo falha, seja por uma excessiva produção de bilirrubina, seja porinsuficiência do metabolismo hepático, ainda imaturo, a taxa de bilirrubina no sanguesobe muito e ela pode impregnar certos núcleos cerebrais, gerando uma encefalopatia bilirrubínica. Denomina-se Kernicterus às importantes sequelas neurológicas dessa encefalopatia. Ele constitui a principal e a mais grave das complicações da icterícia neonatal fisiológica.
Quais são as causas da icterícia neonatal?
A icterícia neonatal deve-se ao acúmulo de bilirrubina devido à grande destruição de hemácias do recém-nascido e liberação de hemoglobina, combinada com um metabolismo hepático ainda imaturo. É um mecanismo fisiológico normal, mas em alguns poucos casos pode ser expressão de uma patologia que requer tratamento.
Uma condição peculiar se dá quando existe incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho. Por exemplo, se o sangue da mãe é Rh negativo e o do bebê é Rh positivo.
Quais são as causas do Kernicterus?
Normalmente a barreira hematoencefálica é impermeável à bilirrubina, mas se a concentração dela subir muito, por alguma causa, pode romper essa barreira e depositar-se em certos núcleos cerebrais, ocasionando a morte de neurônios

Relacionados