dsrbherhg

1333 palavras 6 páginas
Energia solar
Energia solar - sistemas fotovoltaicos

Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar (o número médio anual de horas de Sol, varia entre 2200 e 3000, enquanto que, por exemplo, na Alemanha varia entre 1200 e 1700 horas).
Assim, Portugal possui excelentes condições para a conversão fotovoltaica. A conversão da radiação solar em energia útil pode ser realizada pela via fotovoltaica, ao produzir diretamente eletricidade através de células fotovoltaicas. Geralmente um sistema fotovoltaico inclui um conjunto de painéis, uma unidade de controlo de potência e, caso seja necessário, uma unidade de armazenamento de energia.
Os sistemas podem ser isolados ou estarem ligados à rede de distribuição elétrica. No primeiro caso, em geral, existe alguma forma de armazenamento de energia Consequentemente, a utilização de um regulador de carga que tem como principal função evitar que haja danos na bateria devido a uma sobrecarga ou descarga profunda. Nos sistemas ligados à rede a totalidade da energia produzida é entregue diretamente na rede, através de inversores, sem a necessidade do recurso à utilização de baterias.

Os sistemas fotovoltaicos produzem energia elétrica com elevada fiabilidade e a sua manutenção é baixa, limitando-se, essencialmente, ao sistema de acumulação de energia no caso dos sistemas autónomos. São também conhecidas as vantagens ambientais deste tipo de sistemas, que não emitem gases de efeito de estufa e não produzem ruído.

Entre as principais utilizações dos referidos sistemas encontra-se a eletrificação remota, ou seja a possibilidade de fornecer energia elétrica a lugares distantes, nos quais os custos da montagem de linhas elétricas são superior ao sistema fotovoltaico, ou existe a impossibilidade deste tipo de fornecimento. Salientam-se ainda os sistemas autónomos incluindo a bombagem de água para irrigação, sinalização, alimentação de sistemas de telecomunicação, entre outros.

O

Relacionados