Dsicalculia

260 palavras 2 páginas
Você sabe o que é Discalculia? Discalculia nos lembra de cálculo, mas o que esta palavra tem a ver com cálculos? Pois bem, Discalculia é representado por um distúrbio que provoca uma certa dificuldade no aprendizado da matemática. Já foi comprovado que cerca de 60% das crianças hoje apresentam dificuldades no aprendizado com os números e as relações entre eles.

Como saber se seu filho apresenta este distúrbio? Se você perceber que sua criança apresenta dificuldades na memorização de dados sequenciais que exijam decorar; dificuldade para posicionar os números na folha, pois a criança com discalculia tem a tendência de colocar os números um juntinho do outro muito embora tendo espaço na folha, além de dificuldades para memorizar a tabuada.
Deseja ajudar uma criança com discalculia? Segue algumas recomendações:
- É preciso fazer o uso de cadernos quadriculados. Ao utilizador um caderno deste tipo, a criança passa a ter noção do espaço disponível, utilizando-o por completo;
- Peça para a criança fazer o uso de uma calculadora e tabuada;
- Oriente o professor de seu filho para elaborar provas com questões diretas facilitando, assim, o entendimento e interpretação dos dados.
- O professor também deve ter o cuidado para não apressar à criança para a entrega da prova. Durante as provas, mantenha um clima de tranquilidade.
- Se for possível, permita que o aluno faça prova oral. Este tipo de prova facilita ele desenvolver expressões mentalmente.
Portanto, aproveite essas orientações e tente passar para a criança muita segurança e coragem para enfrentar o problema de maneira muito tranquila e com auto estima

Relacionados