dsfsdfsfsdfs

281 palavras 2 páginas
O governo Castello Branco – 1964 á 1967 Em 1964 Humberto de Alencar Castello Branco assumiu a presidência, seu objetivo era implantar uma democracia no país e combater o comunismo. O governo castelo branco pôde promover prisões arbitrárias e torturar seus opositores, apesar de ainda estar em vigor o habeas corpus, extinto em 1968. Nessa época diversos líderes sindicais foram mortos como por exemplo: João Goulart, Jânio Quadros e Darcy Ribeiro.
A gestão do Marechal Castelo Branco caracterizou-se pela obrigatoriedade de se cumprir leis impostas pelos Atos Institucionais, as quais pretendiam fortalecer o novo sistema político que governaria a nação.
Foi idealizador de importantes órgãos de controle e repressão. Em seu governo, mais precisamente no ano de 1964, ele criou o SNI – Serviço Nacional de Informações: órgão responsável por manter o governo informado de tudo que se passava à sua volta, o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central. Em 1966 o governo instituiu o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Em 1967, estabeleceu duas leis essenciais para deliberar os limites do novo sistema político vigente: a Lei de Imprensa, que abrandava a liberdade de expressão, e a Lei de Segurança Nacional.
Foi também durante o governo de Castelo Branco que se pôs em prática o PAEG – Plano de Ação Econômica do Governo o qual tinha por objetivo refrear a inflação, recuperar o crescimento econômico do país e principalmente melhorar a imagem do Brasil lá fora, ampliando assim as possibilidades de se contrair empréstimos.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- kkkkkkkkkkkkkkv sd fs f s f s df s f s f sd fs f s f s f sd
fs

Relacionados