dsfsdfsd

4584 palavras 19 páginas
PODE TEOLOGIA SER CIÊNCIA?
Érico João Hammes*

Resumo
A pergunta pela cientificidade acompanha a Teologia desde muito tempo. A resposta depende do que se entende por ciência, da capacidade da própria
Teologia em adequar-se aos critérios exigidos e dos interesses em jogo. Uma compreensão da ciência como relação entre sujeito e realidade, supera a presunção de uma objetividade e neutralidade absolutas. A Teologia, em sua cientificidade própria, vinculada a uma comunidade é, no entanto, essencialmente livre. Como parceira de diálogo das demais ciências, pode contribuir na formulação da ética e do sentido de totalidade. Conclui-se situando a Teologia entre as ciências humanas hermenêuticas e como uma ciência de contraste.
Tem seu objeto e método próprios também diante das ciências da religião.
Palavras-chave: Teologia; Teologia como ciência; Teologia e ciências humanas.

Abstract
The question on the scientific aspect follows the Theology since a long time.
The reply depends on what it is understood about science, the capacity of the
Theology in adjusting it to the demanded criteria and to the interests. An understanding of science as relation between subject and reality, surpasses the presumption of an absolute objectivity and neutrality. The Theology, in its proper scientific aspect, related with a community is, however, essentially free.
As partner of dialogue with other sciences, it can contribute in the formulation of the ethics and the sense of totality. Thus the Theology is situated between human hermeneutic sciences and as a contrast science. It also has its own object and method compared with the sciences of the religion.
Key words: Theology; Theology as science; Theology and human sciences.
*

Prof. Dr. da Faculdade de Teologia da PUCRS.
Rev. Trim.

Porto Alegre

v. 36

Nº 153

Set. 2006

p. 541-554

A Teologia é uma polêmica científica. No mais tardar desde Tomás de Aquino (séc. XIII), sabe-se que a Sacra Doctrina, como

Relacionados

  • dsfsdfsd
    1182 palavras | 5 páginas
  • dsfsdfsd
    756 palavras | 4 páginas
  • fdsfsdf dsfsdfsd
    1238 palavras | 5 páginas