dsep fala do slide

631 palavras 3 páginas
Desde a última década, a sustentabilidade faz parte da agenda das principais empresas brasileiras públicas e privadas.
1
Relatório de Brundtland(1987)= Preparado pela comissão mundial sobre o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Foi a primeira vez que se formalizou o conceito de desenvolvimento sustentável.
Conceito : Expressão que descreve um conjunto de medidas para satisfazer as necessidades da população, respeitando normas ecológicas de forma a não prejudicar o desenvolvimento das gerações futuras. Para que o desenvolvimento seja considerado sustentável, devem ser estar presente 3 vertentes: econômica, ecológica e social
2
Revolução industrial e capitalismo = com a revolução industrial e capacidade da humanidade de intervir na natureza dá um salto e que até hoje continua a aumentar sem cessar. O modelo econômico ocidental, capitalismo, visa a relação entre tempo e dinheiro, ou seja quanto mais tempo um engenheiro perdesse pensando em como criar um produto que não irá agredir o meio ambiente, mais dinheiro ele estaria perdendo. As empresas buscam sempre estarem em primeiro lugar . A solução dos problemas ambientais não deve se prender somente as inovações tecnológicas. O engenheiro deve fazer uma avaliação do ciclo de vida do produto, desde onde ele é feito, até como ele poderá ser reutilizado (ex.: garrafas pets)
3
SP e rj= Terão metas de redução de emissões, o que abrirá inúmeras oportunidades nas diversas áreas de engenharia, além do aumento de projetos nos moldes dos selos internacionais de gestão energética, e das soluções de equipamentos e sistemas eficientes em consumo de energia.
Os gestores do País já entendem que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios.
Industrias = exemplo natura que usa produtos da flora brasileira na composição, outro exemplo foi o protocolo de Kyoto

Relacionados