dsdsad

441 palavras 2 páginas
Manifesto Ao Mundo
Em Pernambuco, os atritos tinham também suas origens nas eternas rivalidades entre grupos regionais que lutavam pelo poder e na agitação decorrente dos desencontros entre os interesses locais e as decisões do Poder Central, sempre prejudiciais à província. Tais perturbações eram quase sempre engrossadas pelas massas populares, das quais se serviam as elites para atingirem seus ambiciosos propósitos.
Essas massas, por sua vez, trouxeram à baila suas insatisfações, derivando daí um verdadeiro turbilhão que arrastou federalistas, socialistas utópicos, republicanos e nativistas e os setores populares. Portanto, a revolução revestiu-se de uma feição nitidamente popular e possui suas justificativas na então repugnante estrutura social pernambucana, em que o poder era monopolizado pela família Cavalcanti.
Consequentemente, era esse grupo que manipulava o processo político-partidário e se firmava através de inúmeras investidas inescrupulosas, com o hábito de falsificar moedas, contrabandear e roubar escravos e a contratação de crimes de homicídios. Tanto os Cavalcanti quanto os Rego Barros, outra poderosa família aristocrática, como era de se esperar, controlavam o Partido Liberal e o Partido Conservador, no âmbito da província, além de explorar e oprimir as populações rurais sob seus domínios.
Não bastasse a opressão na zona rural, os habitantes da cidade também sofriam restrições. A vida urbana não favorecia a classe média incipiente, pois, tanto o comércio como o artesanato eram monopólio lusitano, impedindo a integração daquela, tanto nas profissões, como no comércio de retalhos.
De um lado e de outro, portanto, os setores populares sofriam as restrições reveladoras dos profundos desequilíbrios sociais. Estes desequilíbrios sociais foram aproveitados pelo grupo político chamado “A Praia”, que desenvolveu uma obstinada campanha contra os poderosos lati- fundiários e, principalmente, contra os portugueses.
Os praieiros (denominação proveniente

Relacionados

  • Dsdsad
    478 palavras | 2 páginas
  • dsdsads
    329 palavras | 2 páginas
  • dsdsad
    25352 palavras | 102 páginas
  • Cisão entre senso comum e Ciência
    815 palavras | 4 páginas