dsddddfff

683 palavras 3 páginas
Primeira Guerra do Congo

Data: 2 de Agosto, 1998–Julho, 2003
Local: República Democrática do Congo

A Primeira Guerra do Congo (1996-1997) foi uma guerra de seis meses desenvolvida no Zaire, que tinha o objetivo de derrubar o ditador nacionalista Mobutu Sese Seko (apoiado pelos EUA). As forças de oposição a Mobutu eram lideradas pelo líder guerrilheiro Laurent-Désiré Kabila, com o apoio dos países vizinhos (especialmente Ruanda e Uganda). Tomando Kinshasa, Kabila declarou-se presidente e alterou o nome do país para República Democrática do Congo.
Entre as causas da guerra estava a administração ditatorial anticomunista de Mobutu, contrária a democracia e aos movimentos sociais que provocou as grandes massas rebeldes, assim como o seu apoio ao genocídio dos tutsis. O genocídio em Ruanda ocorreu em 1994, quando os hutus massacraram 800 mil tutsis. A desestabilização no Leste do Zaire que resultou do genocídio de Ruanda foi o último fator que levou numerosos atores internos e externos a alinhar contra o governo corrupto e inepto em Kinshasa. Enquanto o ditador congolês Mobutu deu apoio ao hutus, e mais tarde, quando os tutsis chegaram ao poder em Ruanda, Mobutu acolheu os perpetradores do genocídio que fugiram; um total de cerca de dois milhões de tutsis estavam planejando vingança. Em seguida, as tropas do presidente de Ruanda, Paul Kagame, entraram no Congo, derrubaram Mobutu e colocaram no poder Laurent Kabila e se dedicaram à aniquilação de seus assassinos.
Depois da guerra, a intenção de Kabila era a de expulsar as tropas ruandesas e ugandesas, a revolta dos reacionários anti-Kabila com as promessas não cumpridas de democratização iriam explodir com a Segunda Guerra do Congo, que iniciou em 2 de Agosto de 1998 e que foi a origem do genocídio congolês. Kabila alienou seus aliados e não conseguiu resolver os problemas que levaram à guerra, em última análise, permitindo a Segunda Guerra do Congo a partir de 1998, poucos meses depois de chegar ao poder.

Relacionados