dsbfhbdwfiwd

402 palavras 2 páginas
SINDICATOS

Sindicato é uma associação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes. Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.

Exemplos:
CGTP-IN
- A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) é uma confederação sindical fundada a 1 de Outubro de 1970 em Lisboa. A CGTP é membro da Confederação Europeia de Sindicatos.
A CGTP é tradicionalmente influenciada pelo Partido Comunista Português, pois o PCP teve grande influência, em conjunto com outras organizações, como militantes da Liga Operária Católica e da Juventude Operária Católica , na conquista de direções dos sindicatos únicos que eram permitidos durante o Estado Novo, aproveitando a abertura à apresentação de listas sem autorização durante o governo de Marcelo Caetano.
A CGTP-IN define-se a si própria como “organização sindical de classe, unitária, democrática, independente e de massas, tem as suas raízes e assenta os seus princípios nas gloriosas tradições de organização e de luta da classe operária e dos trabalhadores portugueses.”

UGT
A União Geral de Trabalhadores (UGT) é uma Central Sindical de Portugal. Foi fundada a 28 de outubro de 1978, em Lisboa. Como qualquer organização unitária, a UGT afirma-se independente.
A UGT é tradicionalmente influenciada pelo PS, cujos militantes participaram na sua criação. A UGT foi criada por um grupo de sindicatos que se separaram da CGTP, preferindo criar uma central à parte, ao invés de contestar as posições políticas predominantes na CGTP, fortemente influenciada pelo PCP.
A UGT é filiada na International Trade Union Confederation e com a European Trade Union Confederation.A 8 de Junho de 2009 foi feita Membro-Honorário da Ordem do Mérito.

CESP
Sindicato dos trabalhadores do comercio, Escritorios e serviços de

Relacionados