dsasa

3136 palavras 13 páginas
Ao passar dos anos o ser humano criou ferramentas que facilitassem seu trabalho e ajudassem a superar suas limitações. Dessa forma o homem que era um ser dominado pelo meio natural, produziu artefatos que possibilitassem o domínio e transformação do meio pra sua melhor vivencia. O ser humano não cria objetos apenas visando suas utilidades, mas também com o objetivo de expressar seus sentimentos e nos mostrar sua visão da época em que vive. Essas produções formam obras de arte e também informam a história do homem ao longo dos séculos. Assim as obras de arte devem ser vistas de forma integrada a cultura de um povo, podendo retratar o meio natural, como as pinturas rupestres, ou expressar sentimentos religiosos do homem. A preocupação do ser humano com a beleza é algo presente na cultura, podendo ser observado até mesmo em seus utensílios com suas formas harmônicas. A arte é algo que está atrelado no nosso dia-a-dia.
Capítulo 1: A Arte do Paleolítico Superior
Por ser um período anterior à escrita, assim não havendo nenhum registro escrito, a pré-história se torna algo fascinante. Todas as informações que temos sobres os homens que viveram nessas época, são resultados das pesquisas de antropólogos que historiadores; que reconstruíram a histórias desses homens a partir de objetos encontrados pelo mundo e pinturas no interior das cavernas na Europa, Norte da África e Ásia.
É no Paleolítico Superior onde os pesquisadores registram as primeiras manifestações artísticas, como o caso das pinturas pré-históricas encontradas principalmente nas cavernas de Niaux, Font-de-Gaume e Las- caux, na França, e na de Áltamira, na Espanha.
As primeiras expressões artísticas eram simples traços feitos nas paredes de argila no interior das cavernas. As principais características dos desenhos criados nessa época é que seus artistas representavam, os seres, os animais, por exemplo, representando a natureza da forma em que era capturada.
As pinturas feitas pelos caçadores no

Relacionados