dsadsadasd

4382 palavras 18 páginas
GEOLOGIA 11º ANO

OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E PROLEMAS DE ORDENAMENTO

O aumento populacional tem implicado um aumento do consumo de recursos e do uso de espaço, determinando a ocupação de áreas cada vez maiores para a produção agrícola, energética e construção de habitações e infraestruturas.
A distribuição populacional tem favorecido a concentração humana em regiões urbanas de elevadas dimensões e localizadas na proximidade da costa e de rios. Estas regiões com densas vias de comunicação caracterizam-se por uma elevada impermeabilização dos solos que afeta o ciclo da água, implicando modificações nas interações entre os diferentes subsistemas terrestres.

Bacias hidrográficas:

A área drenada por um rio designa-se por bacia hidrográfica e nela podem individualizar-se sub-bacias correspondentes aos diferentes afluentes. O conjunto dos rios e seus afluentes designa-se por rede hidrográfica.

Os rios são os principais agentes modeladores do relevo superficial, pois estão associados a processos de erosão, transporte e deposição.
A erosão permite a remoção do material em consequência da alteração química e mecânica exercida pela água sobre os minerais que compõem as rochas. A elevada velocidade das correntes nas regiões montanhosas permite o transporte da maioria dos sedimentos, incluindo os de maior granulometria. Quando a velocidade diminui, em consequência da diminuição do declive, apenas os sedimentos mais finos são transportados. Assim, nas áreas montanhosas, ocorre deposição de sedimentos mais grosseiros, enquanto que, nas regiões a jusante, ocorre a deposição dos sedimentos mais finos.

O canal pode onde ocorre a drenagem da água e do material transportado designa-se por leito. Quando a água transborda, o leito aparente do rio em situações de cheia aumenta, definindo um leito de cheia.
As graves consequências destas cheias foram agravadas pela atividade humana, responsável pelo deficiente ordenamento do território, uma vez que deveria impedir a

Relacionados

  • Dsadsadasd
    369 palavras | 2 páginas