dsadhsauh

9431 palavras 38 páginas
DISTRIBUIÇÃO DE HORTALIÇAS NA
AGRICULTURA FAMILIAR: uma análise das transações1
Evandro Jacóia Faulin2
Paulo Furquim de Azevedo3
1 - INTRODUÇÃO 1 2

3

A produção de hortaliças4, tanto comercial como para a subsistência, possui um papel importante para a atividade agrícola familiar, contribuindo para o seu fortalecimento e garantindo sua sustentabilidade. Trata-se de uma cultura que necessita de uma extensão de terra muito pequena, em relação a outras produções agrícolas, para que seja economicamente viável, além de exigir pouco conhecimento técnico e um baixo nível de investimento para se iniciar na atividade.
Por outro lado, a alta perecibilidade desses produtos, somada a sua distribuição pulverizada e falta de homogeneidade, impõe vários problemas à comercialização.
O artigo em questão tem como objetivo analisar as transações entre produtores familiares do município de São Carlos e agentes localizados a jusante no canal de distribuição de hortaliças. A análise das transações permite concluir se as estruturas de governança utilizadas pelos produtores familiares minimizam seus custos de transação. De acordo com Azevedo (2000), a escolha pelas formas de governança mais eficientes tem importância primordial na elaboração de estratégias para os agentes privados e de políticas para os agentes públicos buscarem a coordenação do sistema produtivo.
1

Os autores receberam apoio financeiro da FAPESP e do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para a concretização desse trabalho.
2

Engenheiro Agrônomo (e-mail: evandro@dep.ufscar.br).

3

Administrador Público, Doutor, Professor do Departamento de Economia da FEA-RP/USP (e-mail: pfa@usp.br).
4

Hortaliça é a planta herbácea da qual uma ou mais partes são utilizadas como alimento na sua forma natural. São classificadas como: verdura, quando utilizadas as partes verdes; legumes, quando utilizado o fruto ou a semente, especialmente das leguminosas; e

Relacionados