dsadfas

748 palavras 3 páginas
Os centros de poder na economia e política mundial

Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá.
Pertencem ao antigo G7, grupo que reúne as os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, todos são nações democráticas, hoje com a Rússia formam o G8.
Sem quartel-general, orçamento ou funcionários permanentes, o Grupo dos Oito é um órgão informal, mas exclusivo, cujos membros têm como objetivo enfrentar desafios globais por meio da discussão e de ações. O G8 é formado pelos sete países mais industrializados do mundo "Itália, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Canadá, Estados Unidos e Japão, mais a Rússia"
Entre as metas dos líderes do G8 estão aumentar a cooperação em comércio e finanças, fortalecer a economia global, promover a paz e a democracia e evitar e resolver conflitos.

Esses líderes se reúnem anualmente num encontro que já se tornou foco de atenção da mídia.

As origens

As raízes do G8 estão ligadas à crise do petróleo e à recessão econômica global do início dos anos 70. Em 73, estes desafios levaram os Estados Unidos a formar o Grupo da Biblioteca num agrupamento informal de representantes dos governos europeus, japonês e americano na área financeira.

Por sugestão da França, chefes de Estado participaram do encontro em 1975, quando os delegados concordaram em se reunir anualmente. As seis nações envolvidas na época passaram a ser conhecidas como o G6, que em 1976 se tornou o G7, com a entrada do Canadá, e em 1998 o G8, com a entrada da Rússia.

Inicialmente criado como um fórum para assuntos econômicos e de comércio, a política passou a fazer parte da agenda do grupo no fim dos anos 70. Nas últimas reuniões foram discutidos temas como ajuda aos países em desenvolvimento, segurança global, o processo de paz no Oriente Médio e a reconstrução do Iraque.

Os membros do G8 podem concordar em políticas e estabelecer objetivos, mas o cumprimento deles é voluntário.

Os encontros

Relacionados