dsadad

3022 palavras 13 páginas
Virtualização de Sistemas Operacionais

Nome: Pedro Henrique Cândido Ferreira.
Professor: Iuster.
Matéria: Sistemas Operacionais.

Sumário.
O conceito de virtualização 3
Sobre a virtualização 3
Como a virtualização funciona? 5
Virtualização total e paravirtualização 6
Principais softwares para criação e execução de máquinas virtuais e algumas soluções de virtualização 7
Desvantagens da virtualização 9
Vantagens da virtualização 10
Conclusão 12
Bibliografia 13

Introdução
O conceito de virtualização
Apesar de ser uma ideia antiga - seu surgimento se deu na década de 1960, se propagando com mais força a partir de 1970 -, a virtualização é extremamente importante para o mundo cada vez mais "digital" de hoje. Podemos definir o conceito como soluções computacionais que permitem a execução de vários sistemas operacionais e seus respectivos softwares a partir de uma única máquina, seja ela um desktop convencional ou um potente servidor.
Sim, é como se você se deparasse com um ou mais computadores distintos dentro de um só. A diferença é que estas máquinas são virtuais: na prática, elas oferecem resultados como qualquer outro computador, mas existem apenas logicamente, não fisicamente.
Cada máquina virtual se traduz em um ambiente computacional completo: praticamente todos os recursos de seu sistema operacional podem ser utilizados, é possível conectá-las em rede, consegue-se instalar aplicativos, enfim.
Sobre a virtualização
Basicamente, a virtualização de sistemas operacionais pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro. E é assim que pessoas responsáveis por servidores se aproveitam da capacidade de processamento de um servidor para a execução de máquinas virtuais que rendem tanto quanto máquinas físicas.
Uma das razões para o surgimento da virtualização é

Relacionados

  • dsadads
    6565 palavras | 27 páginas
  • contestaçao
    966 palavras | 4 páginas