dsaada

567 palavras 3 páginas
Introdução

Óxidos
Os óxidos são compostos binários, ou seja, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio(O).

Classificação dos Óxidos:

Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos e básicos
Óxidos ácidos: Eles formam-se a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O).
Óxidos básicos: Eles formam-se com bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água.

Desenvolvimento
No planeta Terra a chuva acida é essencial para vida, porem quando ela apresenta níveis de pH inferiores aos normais, chega a prejudicar as faunas e as floras dos diferentes ecossistemas.
Diversos problemas ambientais são causados pela chuva ácida, com a acidez mais alta que a normal a fotossíntese se torna mais lenta podendo levar as plantas a morte.
Os danos desses gases não são só percebidos na natureza, nas cidades seus efeitos causam aparecimento de trincas nas superfícies de prédios e quebra de artefatos de náilon, também podem ser percebidos, como por exemplo, na deterioração de monumentos históricos e construções metálicas ou feitas de mármore, calcário e pedra sabão.
Os gases principais que causam a chuva ácida são:
Dióxido de Carbono (CO2)
Dióxido de Enxofre (SO2)
Trióxido de Enxofre (SO3)
Dióxido de Nitrogênio (NO2)

Os principais contribuintes para esses gases que provocam a chuva podem vir da natureza como vulcões ou processos biológicos que ocorrem nos solos, oceanos e pântanos. Humanos também contribuem para isto como em indústrias, usinas nucleares e os veículos de transporte. Estes gases podem demorar muito tempo para reagirem com a água formando ácidos que no futuro se precipitará.
A chuva ocorre quando o Dióxido de Enxofre SO2 e óxidos como NO, NO2 se

Relacionados