ds222233

1174 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSOR: FRANCISCO GERMANO MARTINS

QUESTÕES SOBRE O ARTIGO: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: TEMÁTICA, HISTÓRIAS E FUNDAMENTOS
Gabriel Andrade Michalski1; Sandro Bertelli2
1) Como a atividade científica está relacionada com a invenção da imprensa escrita?
Como primeira premissa pode-se citar o crescimento das universidades desde o século XII o que demandava a necessidade de se copiar grande quantidade de textos. As universidades, por sua vez, requeriam um conhecimento estruturado – distante dos mitos e tradições orais, o que acarretou o surgimento dos periódicos científicos e consequentemente da atividade científica como um todo. Somado isso, houve também a importância do compartilhamento desses conhecimentos e tecnologias desenvolvidas, o que fez com que a imprensa escrita se potencializasse.

2) De que modo os profissionais de informação estão sempre próximos dos cientistas?
Obtendo o êxito no desenvolvimento de uma forma de expressão própria e na formação de canais de comunicação. Sabemos que, a criação da tecnologia da impressão, foi uma grande facilitadora do movimento mais diligente de uma informação, com um imenso poder de propagação, mas, que foi somente a partir do momento inicial do processo de comunicação cientifica, com as publicações dos primeiros periódicos científicos, que deu-se início à formalização do processo de comunicação cientifica

3) Em que Otlet acreditava ao propor a organização das informações?
O termo organização das informações, criado por Otlet tendo em vista um neologismo, conhecido como organização sistemática da documentação, hoje é conhecido como armazenamento e recuperação da informação, e propunha novas formas de sistemas mecânicos integrados para a manipulação das informações, as quais ainda teriam de ser elaboradas, bem como modificariam o meio ambiente e as práticas dos pesquisadores.

Relacionados