Drywall

Páginas: 7 (1653 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
DRYWALL

Bastante adotado no exterior, o sistema chegou há 20 anos ao Brasil, e vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser limpo, rápido, econômico e racional. 
O sistema construtivo em drywall é executado com placas de gesso, compostas por um miolo de gesso e aditivos, envolto por cartão especial. A soma desses elementos, resistentes a esforços de compressão,resultam em uma superfície de revestimento ideal para acabamento. 
Há três tipos de drywall: placas standard, destinada a áreas secas; placas para áreas resistentes ao fogo e placas resistentes à umidade, utilizadas em áreas molhadas. E visualmente o que diferencia entre elas é a cor de uma das faces, é na face colorida que a placa vai receber o acabamento com tintas, pastilhas, cerâmicas.Imóveis com paredes internas construídas com drywall, é necessário pedir um memorial técnico para a construtora para verificar qual o local que há reforço estrutural no caso de pendurar televisores, prateleiras ou quadros. E para fazer o furo no material, alguns acessórios e parafusos especiais são recomendados. Não se pode utilizar parafuso e bucha (utilizada em parede de tijolo) para fazer a fixação.Existe a bucha específica para drywall.
Em virtude da facilidade de instalação do produto, o período de execução é muito mais curto e definido. Uma parede de 3 x 10 m, por exemplo, é erguida em dois dias, contando com o acabamento. Primeiro ergue-se a estrutura metálica, executada com montantes de aço galvanizado, que vai do chão até a laje. Nela, parafusam-se as placas de gesso de uma face daparede. Em seu interior são fixadas as instalações elétricas e hidráulicas, que permanecem totalmente ocultas. Logo em seguida, vem o fechamento da outra face da parede. 
O sistema é menos resistente a impactos que a alvenaria, mas atende as normas técnicas, ele atende a quesitos de desempenho quanto a peso, impacto, resistência a fogo e a isolamento acústico estipuladas pela Associação Brasileirade Normas Técnicas (ABNT). Entretanto, se uma pessoa com mais de 40 quilos se jogar contra a parede, ou se uma prateleira for sobrecarregada com mais de 20 quilos, por exemplo, ocorrerão danos ao sistema. Para suportar prateleiras, quadros, portas, entre outros, é preciso que se usem os acessórios apropriados, sempre colocados por um profissional capacitado.
O drywall também é menos rígido que aparede convencional, mas em tempos de edificações com grandes vãos não é um problema e sim uma qualidade. Por ser mais flexível, o sistema trabalha melhor que a alvenaria, que trinca e fissura com a movimentação estrutural.
Na questão acústica, o ar entre as placas funciona para o som como uma barreira, e quando recheado de lã mineral ou de vidro e reforçado com mais chapas de gesso acartonado,o sistema isola mais o ambiente, dissipando e enfraquecendo a onda sonora. O drywal é utilizado nas multisalas de cinema. Com relação as propriedades térmicas ocorre o mesmo. O colchão de ar formado entre as placas, ou mesmo o recheio de lã, propicia conforto térmico ao ambiente. 
Para atender as exigências das normas de desempenho, incluindo resistência a fogo, o sistema drywall foi testado eensaiado em laboratórios competentes. Além disso, antes de virar a parede de casa, ele ainda passa por um rígido controle de qualidade, para garantir medidas precisas e acabamentos perfeitos. O que não acontece com a parede convencional, cujo sucesso depende não só da qualidade dos elementos utilizados, mas também da habilidade da mão de obra. 
As reformas com o drywall são mais simples, bastadesmontar o sistema e descartá-lo, conforme as recomendações da Associação Drywall. O mesmo pode-se dizer sobre a manutenção ou atualização das instalações de casa, como elétrica, hidráulica ou telefonia, por exemplo, rasga-se apenas a parte em questão, que depois é rapidamente reconstituída por meio de um remendo. Em comparação, qualquer obra de alvenaria demora mais por causa das várias etapas, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Que Drywall
  • Drywall
  • DRYWALL
  • Drywall
  • Drywall
  • Drywall
  • Drywall
  • Drywall

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!