drynjyi

6118 palavras 25 páginas
Trabalho De
Anatomia
E Fisiologia

Nome: Pablo Germano Feitosa Junior. N°: 26
Professora: Charmila Brito
Assunto: Hidrocefalia, Lúpus Eritematoso e Meningite Bacteriana.

Hidrocefalia

INTRODUÇÃO
Hidrocefalia é o acúmulo anormal e excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR) dentro dos ventrículos ou do espaço subaracnóideo devido um aumento de produção de LCR, bloqueio ao trânsito ou déficit em sua reabsorção. Existem dois tipos de hidrocefalia: comunicante e não comunicante. Os fatores etiológicos são múltiplos, o diagnóstico baseia-se na anamnese, no exame clínico e no uso de ferramentas complementares como exames de imagem. O tratamento definitivo é cirúrgico, a não ser naqueles casos em que a causa subjacente possa ser tratada e controlada apenas com medicamentos. A derivação ventrículo peritoneal é a principal arma terapêutica.
Foram realizadas pesquisas sobre hidrocefalia, incluindo definição, classificação, incidência, etiologia e quadro clínico. Fala-se também de diagnóstico, prognóstico e tratamento. Foram identificadas ainda patologias associadas como as Malformações de Dandy-Walker e Arnold-Chiari. A teoria é atual e necessária devidos aos avanços constantes nos meios de diagnóstico e nas formas de tratamento.
DEFINIÇÃO
O termo hidrocefalia vem do grego e significa “água na cabeça”. Caracteriza-se por um aumento da quantidade e da pressão do líquor, levando a uma dilatação dos ventrículos e à compressão do tecido nervoso de encontro ao estojo ósseo.

Na realidade, o líquor ou líquido cefalorraquidiano (LCR), é um líquido claro, constantemente produzido nos ventrículos, no interior do cérebro. O líquor tem como função proteger a parte interna do cérebro de mudanças repentinas de pressão e transportar substâncias químicas. Dessa maneira, o LCR serve de veículo para levar os nutrientes para o cérebro, banir os resíduos e fluir entre o crânio e a espinha dorsal para

Relacionados