drtghrghg

673 palavras 3 páginas
Ciências Contábeis

Disciplina:

Noções de atuária

Prof.:

Regis Garcia

Aula:

Introdução à atuária

Aula Atividade
Objetivo da atividade:
Fixação do conteúdo apresentado na teleaula e incentivo à reflexão sobre as oportunidades profissionais do contador além da contabilidade tradicional.

Orientações:
Caros alunos reúnam-se em grupo de no máximo quatro pessoas e leiam atentamente os recortes abaixo que trazem como tema o assunto: atuária e o profissional atuário.
Após a leitura, respondam às questões que seguem.

Texto
Atuário é o termo que designa o profissional técnico especialista em mensurar e administrar riscos. O atuário deve ter formação acadêmica em Ciências Atuariais, ter conhecimentos em matemática, estatística, direito, economia e finanças, para agir no mercado econômico-financeiro na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos, principalmente na área de seguros, previdência complementar aberta ou fechada, e sendo capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.

Este profissional é capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimentos e amortização, para seguro social e privado; efetuar cálculos de probabilidades de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prêmios de seguro ou de indenizações e, ainda, trabalhar em outras áreas, coligadas ao tema risco.

Estima-se que haja no mundo cerca de 36 mil atuários, em sua maioria regulados por entidades nacionais ligadas à Associação Atuarial Internacional (IAA, na sigla em inglês).

UNOPAR VIRTUAL

Ciências Contábeis
No Brasil, a profissão é regulamentada pelo Decreto/Lei nº 806/69, Decreto no
66.408/70 e normas complementares. Para atuar como atuário é necessário ser graduado em Ciências Atuariais (cfe. art. 2º do D/L nº 806/69 e art. 9º do Decreto no
66.408/70) e estar inscrito, em livro próprio, no Ministério do Trabalho e Emprego.

O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), sociedade civil sem fins

Relacionados