Drosophila

Páginas: 10 (2351 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

alunas

OBSERVAÇÃO DE HERANÇA LIGADA AO SEXO EM DROSOPHILA MELANOGASTER

FLORIANÓPOLIS
2011



Padrão de herança: Herança ligada ao sexo
Características segregando: Uma, a cor do olho (White)
Relação entre os alelos envolvidos: Monoibridismo
Onde os genes trabalhados se localizam: Cromossomo feminino, ParI, alelo 1,5
Cromossomos sexuais
Parental?
Fêmea – Dominante heterozigota
Macho: Dominante















Introdução

Na metade do século XIX, o monge Gregor Mendel começou seus experimentos com plantas. De 1858 a 1866 criou ervilhas em seu jardim do mosteiro e analisou as proles destes cruzamentos. A escolha de Mendel foi boa porque as ervilhassão facilmente cultivadas e reproduzidas (Griffiths et al, 2008). Cruzando variedades de plantas baixas e altas, gerou híbrido. Mendel notou que plantas baixas eram em menor número que as plantas altas. Deduziu com isso, que as plantas baixas híbridas tinham um fator genético latente que era mascarado por um dos fatores da planta híbrida alta.
O fator latente era recessivo e o fator expresso emmaior número era o dominante. A base da genética é explicada pelos padrões de herança mostrados por um único gene: a primeira lei de Mendel ou monoibridismo.
A maior parte de plantas e também de animais apresentam dimorfismo sexual, ou seja, indivíduos com sexo masculino e feminino. Na maioria desses casos, o sexo é determinado por um par especial de cromossomos sexuais. Nos humanos, por exemplo,as mulheres têm um par de cromossomos sexuais idêntico, os cromossomos X. Os homens têm um par não idêntico: um cromossomo X e um Y.
Os padrões de herança de genes nos cromossomos sexuais foram primeiramente estudados no início de 1900 por Thomas Hunt Morgan, um grande geneticista. Morgan começa então, em seu laboratório os estudos com a mosca-das-frutas, Drosophila melanogaster, referênciadeste trabalho. Através da análise dos resultados de vários cruzamentos, Morgan demonstrou que a cor do olho em Drosophila melanogaster, era determinada por um gene que fica em um dos cromossomos sexuais, evidenciando que os genes estão realmente incluídos nos cromossomos (Griffiths et al, 2008).
Este conceito ficou conhecido como “Teoria cromossômica da herança”. Um exemplo disso é a herançaligada ao cromossomo X, e isso não fazia parte das observações de Mendel. Os alelos mutantes na região diferencial do cromossomo X apresentam um padrão de herança monogênica ligada ao X. Um gene que é ligado ao sexo pode apresentar proporções fenotípicas que são diferentes em cada sexo. Com isso, os padrões de herança ligados ao sexo se diferenciam dos padrões de herança dos genes autossomos, que sãoos mesmos em cada sexo. Se a localização genômica de um gene é desconhecida, um padrão de herança ligado ao sexo indica que o gene está em um cromossomo sexual.
Drosophila como organismo modelo
A Drosophila melanogaster foi um dos primeiros organismos a serem usados em estudos genéticos, com participação ativa a mais de 100 anos. A drosophila é sucessora direta das famosas ervilhas de GregorMendel, a partir de então, ela passa a ser uma poderosa aliada da comunidade científica nas pesquisas sobre como os genes são transmitidos de uma geração a outra. Elas ajudam assim a entender a formação, o desenvolvimento e a evolução dos seres vivos. É titulada como organismo modelo biológico, pois é muito fácil de encontrá-la em frutos maduros, além de ser simples de cruzar e cultivar, tendoainda ciclo de vida curto (Venturol, 2005). Sexo determinado pelo X e Y, fêmea XX e macho XY, dióicos. Existe uma grande variedade de espécies e raças de Drosophila, que tem sido matéria prima importante para o estudo da genética e evolução.
Com todas essas vantagens e como não poderia deixar de ser, o uso de drosophila foi indispensável para o experimento de observação de herança ligada ao sexo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • drosophila
  • Drosophila
  • drosophilas
  • Drosophila
  • Drosophila
  • relatorio drosophilas
  • Estudos de mutações em Drosophilas
  • Bio Des Drosophila 1 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!